A Prefeitura de Alagoinhas segue com as oficinas de elaboração do Plano Plurianual (PPA), instrumento de planejamento utilizado pelo governo municipal para estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas ao longo de um período de quatro anos. Nesta terça-feira, 01, duas oficinas reuniram colaboradores das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e Emprego, de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Social e de Cultura Esporte e Turismo.
Dentro do processo de elaboração do PPA, as oficinas têm o objetivo de apresentar os processos e etapas para a construção do instrumento. O evento, conduzido pela Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos (Seplac), destacou a importância da participação ativa de todos os setores da administração pública e da comunidade nas fases de planejamento e execução do PPA.
Durante a oficina, os participantes puderam compreender os procedimentos que guiarão a elaboração do PPA. Foram apresentadas as fases do processo, que contará com a colaboração tanto da equipe da gestão municipal quanto da população.
A assistente técnica da Seplac, Maryangela Sousa, explica que, após as oficinas, a equipe visitará as secretarias para dar mais orientações, tirar dúvidas e acompanhar a conclusão do planejamento específico realizado por cada grupo. A partir do dia 14 de abril, todo o material produzido até então será usado como base para a confecção propriamente dita do PPA. Em seguida, será o momento de apresentação do que foi elaborado para a população.
A participação cidadã será um pilar essencial, com a realização de plenárias regionais e discussões por eixos temáticos, nas quais os cidadãos poderão contribuir com suas sugestões e demandas. As plenárias regionais, previstas para acontecer a partir do final de abril, serão uma oportunidade para a população se envolver de forma direta na construção do futuro do município, garantindo que o PPA reflita as reais necessidades e aspirações dos cidadãos.
A elaboração do Plano Plurianual (PPA) pela própria equipe da gestão municipal é um aspecto que se destaca, pois o plano será construído com base na experiência e conhecimento daqueles que vivenciam o cotidiano de Alagoinhas. “Em muitos casos, o PPA é desenvolvido por instituições externas, o que acaba tornando o plano algo distante da realidade local e sem aplicabilidade prática. Aqui, temos uma equipe de servidores competentes, engajados e que conhecem profundamente as necessidades da cidade. O PPA será uma construção coletiva, envolvendo a população através do Orçamento Participativo, e com os servidores entendendo claramente o propósito de suas ações e os resultados que esse plano trará para o município”, afirma a secretária de Planejamento e Captação de Recursos, Lianne Carmo.
Fotos:Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas
Mín. 20° Máx. 28°