Com o intuito de reforçar o compromisso da gestão municipal com a juventude, além de promover a inclusão e o protagonismo jovem na construção de políticas públicas, a Prefeitura de Alagoinhas, via Superintendência de Participação Popular (SPP), participou da Caravana Nacional da Juventude. O evento, que aconteceu até esta quarta-feira (2) na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador.
A caravana celebrou os 20 anos das Políticas Nacional e Estadual de Juventude e teve como objetivo fortalecer e ampliar a participação dos jovens nas tomadas de decisões. A ação reuniu gestores, conselhos, movimentos sociais e representantes do governo para debater inclusão, oportunidades e desenvolvimento da juventude. A Caravana já passou por Fortaleza e, além de Salvador, seguirá para Macapá (AP) e São Cristóvão (SE).
O superintendente de Participação Popular, Tárcio Mota, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude e seu impacto direto no município. “Trata-se de uma oportunidade essencial para articularmos as políticas de juventude no município, promovendo o diálogo entre gestores, dirigentes municipais e representantes da juventude. Além disso, a Caravana possibilita um olhar ampliado sobre as iniciativas dos diversos ministérios e secretarias estaduais, permitindo a construção de políticas públicas mais robustas e eficazes na perspectiva do fortalecimento das nossas juventudes”, afirma.
Para o coordenador de Políticas para as Juventudes da SPP, Ramon Carvalho, o evento teve papel fundamental na mobilização e no fortalecimento das políticas públicas para a juventude, promovendo um espaço de diálogo e escuta ativa. “Foi muito potente que aglutinou lideranças jovens de todo estado, possibilitando uma escuta qualificada das representações juvenis, permitindo que o Estado compreenda melhor suas necessidades e atue de forma mais assertiva no fortalecimento da juventude. Essa iniciativa é essencial para garantir o acesso dos jovens à educação, saúde, segurança, cultura e, sobretudo, à geração de emprego e renda”, ressalta.
Mín. 20° Máx. 30°