A reunião, que teria sido pedida por Alckmin, será por videoconferência
O vice-presidente e ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Geraldo Alckmin, vai se reunir nesta sexta-feira (28) com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick. O tema da conversa, segundo reportagem de O Globo, deve ser a aplicação das sobretaxas anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, às importações de aço, alumínio e outros produtos brasileiros, como o etanol.
A reunião, que teria sido pedida por Alckmin, será por videoconferência. Esse é o primeiro movimento concreto do Brasil para uma negociação desde que o pacote de tarifas de Trump foi anunciado.
Embora o presidente Lula (PT) tenha dito que adotaria o princípio da reciprocidade, que está dentro das regras do comércio internacional, o governo brasileiro tem adotado uma postura bastante cuidadosa para lidar com o tema. Afinal, os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. O Brasil também é o segundo maior exportador de aço aos EUA, com o Canadá na dianteira.
A escolha de Alckmin para mediar as negociações é pelo fato de o vice-presidente ser considerado, tanto pelo Palácio do Planalto como pelo Itamaraty, como a pessoa certa para fazer essa ponte.
Ele deverá argumentar que as exportações brasileiras não representam uma ameaça às indústrias norte-americanas, como Trump quer fazer crer. Alckmin deve explorar o fato de que as economias não são concorrentes, mas sim, complementares.
Como a função de representante comercial da Casa Branca ainda está vaga, coube ao secretário de Comércio, que não tem a função de negociar acordos, participar da reunião com Alckmin.
O indicado por Trump para assumir a vaga é Jamieson Greer, que precisa ser aprovado pelo Senado americano.
Desde que tomou posse, em 20 de janeiro, Trump anunciou uma série de tarifas contra parceiros comerciais históricos, como México, Canadá e China. Algumas já estão em vigor, outras ainda estão na fase de ameaça, mais ou menos iminente.
Veja abaixo algumas das tarifas já anunciadas:
Mín. 19° Máx. 30°