Sexta, 18 de Abril de 2025
20°

Tempo limpo

Caruaru, PE

Política Politica

Gleisi diz que Selic alta é “péssima para o país”, mas isenta Galípolo.

Gleisi diz que Selic alta é “péssima para o país”, mas isenta Galípolo.

29/01/2025 às 21h34 Atualizada em 30/01/2025 às 11h09
Por: Redação Fonte: Metropoles
Compartilhe:
Gleisi diz que Selic alta é “péssima para o país”, mas isenta Galípolo.

Gleisi diz que Selic alta é “péssima para o país”, mas isenta Galípolo.

 

Para a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o novo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, não tinha alternativa

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o aumento da taxa básica de juros do país (Selic), anunciada nesta decisão desta quarta-feira (29/1) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), foi “péssimo para o país”. Segundo ela, a decisão não encontra qualquer explicação nos fundamentos da economia real. “Vai tornar mais cara a conta da dívida pública, sufocar as famílias endividadas, restringir o acesso ao crédito e o crescimento da atividade econômica”, escreveu no X.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na primeira reunião sob a gestão do novo presidente do Banco Central (BC)Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)o Copom decidiu, por unanimidade, aumentar a Selic de 12,25% ao ano para 13,25% ao ano — um aumento de 1 ponto percentual.

Gleisi, porém, isentou Galípolo: “Neste momento sabemos que não resta muita alternativa ao novo presidente do BC, Gabriel Galípolo. Restam desafios para reposicionar as expectativas do mercado e a orientação da instituição que dirige”. O aumento já estava contratado desde a última reunião do Copom, em dezembro de 2024.

Continua após a publicidade
Anúncio
  • A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação, que ficou acima do teto da meta em 2024.
  • Em 2024, a taxa básica de juros do país fechou em 12,25% ao ano – voltando ao mesmo percentual de novembro de 2023.
  • O Copom confirmou previsão de nova alta nos juros na próxima reunião, em março.
  • O mercado financeiro estima que a Selic ficará em 15% ao ano até o fim de 2025, segundo o relatório Focus.
  • Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula, que termina em 2026, e do mandato de Galípolo à frente do BC.

Veja o post de Gleisi:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.