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'Sergipe é aqui' se consolida como ferramenta de escuta ativa e atendimentos humanizados

Considerado o maior programa itinerante do Governo de Sergipe, já passou por 50 municípios e segue aproximando serviços essenciais da população

17/06/2025 às 10h53
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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Fotos: Ascom Casa Civil
Fotos: Ascom Casa Civil

Com 50 edições realizadas desde a sua criação, em fevereiro de 2023, o ’Sergipe é aqui’ já ultrapassou a marca de 230 mil atendimentos nas cidades contempladas. A iniciativa, coordenada pela Secretária de Estado da Casa Civil (Secc), leva mais de 160 serviços públicos, como a emissão de documentos, atendimentos de saúde, vagas de emprego e orientações jurídicas. Somente em 2024, o programa percorreu 19 municípios, consolidando-se como uma das iniciativas mais eficientes do governo estadual. Já em 2025, já foram 13 edições. 

Mais do que levar serviços, o ‘Sergipe é aqui’ tem representado uma nova maneira de se aproximar dos sergipanos, com presença e escuta humanizada. Ao descentralizar atendimentos e facilitar o acesso a serviços básicos, o programa fortalece a relação entre o Governo do Estado e o povo sergipano, promovendo dignidade e respeito. 

A sergipana Caiçara Lânia, de 50 anos, participou da 18ª edição, que aconteceu em Laranjeiras para fazer exames de lâmina e transvaginal, além de emitir documentos. Meses depois, retornou ao programa em Divina Pastora, onde compartilhou o tratamento realizado após os exames. “Lá em Laranjeiras, pude fazer o RG e alguns exames de saúde para realizar a minha cirurgia. Inclusive, já fiz a cirurgia e está tudo bem com minha saúde, depois das consultas que realizei pelo programa, graças a Deus”, conta. 

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Em Lagarto, na 46ª edição do programa, a jovem Natalia Santos, de 26 anos, encontrou, através do ‘Sergipe é aqui’, a oportunidade de se profissionalizar. Ela foi atendida no ônibus da plataforma ‘GO Sergipe Geração de Oportunidade’, ofertado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e se inscreveu em um curso de social media. “O atendimento foi nota 10. Cheguei com algumas dúvidas, mas os funcionários me explicaram tudo. É uma oportunidade muito boa, trazendo serviços que, antes, eu só conseguiria na capital. A estrutura é excelente. Espero que isso continue”, afirma. 

Já em Umbaúba, na 30ª edição, o agricultor Jailton Rosa dos Santos, de 47 anos, aproveitou a presença da Defensoria Pública para solicitar a segunda via da certidão de nascimento. “Quero renovar meu RG e precisava desse documento. Aqui é gratuito, e se não fosse essa ação eu teria que ir a Indiaroba, pagando. Ia gastar com a viagem e com o documento. Isso aqui é importante demais para todos nós da nossa cidade”, destaca. 

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Na 45ª edição, em Simão Dias, a servidora pública Ana Cláudia Soares de Jesus conseguiu finalmente iniciar o processo de cirurgia de retirada de um mioma pelo programa Opera Sergipe. “Já tem muito tempo que venho tentando fazer essa cirurgia, mas não tinha condições de pagar. Sinto muitas dores, tem noites que nem durmo. Agora, com esse programa, estou esperançosa”, relata. 
 

Caiçara Lânia
Caiçara Lânia
Natalia Santos
Natalia Santos
Jailton Rosa dos Santos
Jailton Rosa dos Santos
Ana Cláudia Soares de Jesus
Ana Cláudia Soares de Jesus
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