A Agência Desenvolve-SE e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) deram mais um passo em direção à elaboração do Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos de Sergipe. Nesta terça-feira, 10, a empresa especializada Urban Systems entregou o diagnóstico turístico do estado, como parte da primeira etapa da construção do plano. No relatório constam a análise socioeconômica, ambiental e urbana, além da matriz SWOT de oportunidades e ameaças.
O diagnóstico detalhado dos polos culturais e turísticos analisa dados demográficos, econômicos, educacionais e de infraestrutura. O estudo inclui projeções socioeconômicas, mapeia o mercado do turismo e identifica ações públicas e privadas que impulsionam o setor. Também avalia a oferta turística, tanto em patrimônios naturais e culturais quanto em serviços. Por fim, aponta desafios e oportunidades para o crescimento sustentável, considerando a concorrência e o impacto das políticas públicas.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou o papel ativo da Setur em todas as etapas do desenvolvimento do turismo no estado. “A secretaria está diretamente envolvida desde o início, trabalhando em parceria com os setores público e privado. Nossa atuação transversal garante que o planejamento seja alinhado às necessidades reais do mercado, promovendo uma gestão eficiente, transparente e com segurança jurídica para os empresários. Estamos comprometidos em acompanhar cada fase do processo para fortalecer o setor e aproveitar os investimentos que chegam, sempre com foco na qualidade de vida dos sergipanos”, afirmou.
Nesse contexto, a Desenvolve-SE vem atuando na estruturação dos destinos turísticos do estado, com o principal objetivo de tornar Sergipe mais atrativo para investidores. “Com o diagnóstico em mãos, conseguimos identificar as regiões com maior potencial e, a partir disso, vamos desenvolver estratégias específicas para cada uma. A ideia é estruturar os destinos de forma planejada, criando um ambiente favorável para a chegada de novos investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável para o estado”, explicou o diretor de relações internacionais e atração de investimentos da agência, Ademário Alves.
Metodologia
Reconhecida pela especialização em planejamento urbano e desenvolvimento econômico, a Urban Systems utilizou uma metodologia robusta e abrangente para a elaboração do diagnóstico. A equipe da consultoria empregou análise geoespacial e dados de bases públicas consolidadas, como IBGE, SNIS e SERhidro, além de recursos de inteligência artificial para análise exploratória e cruzamento de dados. A metodologia também incluiu a realização de visitas técnicas e workshops colaborativos com agentes locais e servidores em cinco polos microrregionais estratégicos do estado.
“Foram quatro meses de trabalho com entrevistas, workshops e coleta de informações que nos permitiram identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades dos principais polos turísticos do estado. Agora, entramos na segunda fase, com o desenvolvimento dos planejamentos estratégicos e das ações necessárias para posicionar Sergipe no cenário nacional e internacional”, explicou o consultor Franklin Mira, que também apontou como surpreendente a riqueza de atrativos locais ainda desconhecidos do grande público - o que representa uma grande oportunidade de crescimento para o setor.
Próximas etapas
O diagnóstico turístico é uma etapa crucial para as fases seguintes do projeto. A partir desses dados, serão elaborados o plano estratégico colaborativo e estratégias de desenvolvimento; e decididos os destinos turísticos específicos a serem estruturados na etapa subsequente, que inclui planos de ação para cada destino específico. O projeto completo tem previsão de conclusão até novembro de 2025 e visa posicionar o estado como um destino competitivo em três eixos principais: experiências únicas, infraestrutura qualificada e atratividade de investimentos.
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