Mais de 70 pessoas foram qualificadas e prontas para empreender, gerar renda ou multiplicar o conhecimento na última sesta sexta-feira, 23. Foi concluído mais um ciclo do Programa Qualifica Sergipe, desenvolvido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Ao todo, quatro turmas participaram do curso ‘comidas típicas juninas’.
A formação aconteceu na cozinha escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Aracaju, de forma totalmente gratuita para as participantes. Para alunas como Silmara da Silva, foi o primeiro contato com a culinária profissional. Ela foi uma das 16 alunas da turma vinda do município de Nossa Senhora do Socorro, em parceria da Secretaria de Estado com a Secretaria Municipal do Trabalho.
“Vi passando no jornal sobre o curso gratuito. Eu me interessei, fui na secretaria e fiz a inscrição. O professor ensinou várias técnicas, eu amei. Agora eu quero empreender, né? Quero ir a esse evento de Socorro e vender”, contou a jovem.
Outra concludente satisfeita foi Eunice Moura. Ela fez questão de falar em nome da turma sobre tudo o que foi ensinado pelo instrutor de educação profissional do Senac, Célio Batista, que repassou muito além de receitas e técnicas culinárias avançadas.
“A gente aprendeu a fazer tudo com praticidade e qualidade, que é o mais importante. Aprendemos o bolo de puba, o bolo de milho, manauê, cocada, pamonha, pé de moleque e todas as outras delícias que nós fizemos aqui. Nós só temos a agradecer todo esse empenho, tanto do Senac como da Prefeitura, do Governo e todos os membros que estão envolvidos nesse projeto. E, ao nosso professor, que é maravilhoso”, discursou.
Segundo a diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo, tais relatos mostram que o trabalho da gestão estadual tem sido bem feito. “Esta foi a quarta turma qualificada na área da gastronomia, mais especificamente nas comidas típicas do período junino, muito consumidas nas festividades que se aproximam. São pessoas preparadas para gerar renda a partir deste conhecimento oferecido a elas de forma gratuita pelo Governo do Estado, em um retorno à sociedade quando a economia é movimentada a partir da comercialização das delícias aprendidas aqui no Senac”, pontuou a gestora.
Presente no encerramento da turma, o chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho de Socorro, Bruno de Oliveira, destacou que a proposta do curso de comidas típicas juninas foi justamente incentivar as participantes a empreender durante os 15 dias da Vila do Forró Siri. “A gente foi em busca na Secretaria de Estado do Trabalho, que abriu as portas para a gente, para formar essa parceria com esses cursos maravilhosos que estão acontecendo e transformando a vida das pessoas de fato”, explicou.
Mín. 19° Máx. 28°