O governador do Piauí, Rafael Fonteles, desembarcou neste sábado (24) em Doha, no Catar, onde lidera a missão internacional do Consórcio Nordeste, que ocorre até o dia 31 de maio. A comitiva, composta por representantes dos estados nordestinos e de órgãos federais como a ApexBrasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Embrapa, busca apresentar o potencial econômico da região a fundos soberanos, autoridades e empresas estatais do Oriente Médio.
A agenda começou com uma reunião estratégica de alinhamento, que contou com a participação dos governadores e de representantes das instituições financeiras que apoiam a missão. “Concluímos a reunião preparatória porque, neste domingo, já teremos o 1º Brazil Northeast Day, uma apresentação de todos os estados do Nordeste sobre os projetos estratégicos e também sobre todo o potencial da nossa região para atrair investimentos e gerar oportunidade de trabalho e renda. Serão dezenas de empresas e também fundos de investimento que irão participar. E, na parte da tarde, seguimos para a Arábia Saudita, onde, na segunda, também teremos um movimento semelhante”, explicou Fonteles.
A missão internacional busca posicionar o Nordeste como um dos principais destinos de investimentos estrangeiros em áreas estratégicas, como a transição energética, com foco em energias renováveis, além de iniciativas voltadas para a recuperação de áreas degradadas e a expansão da infraestrutura portuária. As agendas incluem encontros em Doha, Abu Dhabi, Dubai e Riade, onde serão realizadas rodadas de negócios e reuniões com fundos soberanos e autoridades locais.
Entre os representantes dos estados nordestinos, estão, além do governador Rafael Fonteles, José Sobral (vice-governador de Sergipe), Jade Romero (vice-governadora do Ceará), Lucas Ribeiro (vice-governador da Paraíba), Walter Alves (vice-governador do Rio Grande do Norte), Guilherme Cavalcanti (secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Júlio César (secretário de Relações Federais e Internacionais de Alagoas) e Paulo Guimarães (presidente da Invest Bahia).
Mín. 19° Máx. 28°