O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), realizou nesta sexta-feira, 23, um encontro alusivo ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A campanha traz como tema este ano ‘Doação de Leite Humano: Um gesto humanitário que alimenta esperança’.
O evento foi destinado a profissionais da saúde e da rede materna para incentivar e aumentar a doação de leite, além de estreitar os laços com toda a rede materna do estado. De acordo com a coordenadora do BLH, Bárbara Reis, o número de prematuros extremos no estado é significativo, e por isso o voluntariado de mulheres nessa causa é de grande importância.
“O leite materno, além de fortalecer a imunidade biológica do bebê, auxilia no aumento de peso, e consequentemente faz com que a criança fique menos tempo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Isso contribui para que se evite riscos como infecções adquiridas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)”, disse Bárbara.
Durante a programação, foi debatida a importância da amamentação em recém-nascidos prematuros e baixo peso, enfatizando a importância dos benefícios nutricionais e imunes, essenciais para o desenvolvimento e saúde do bebê, assim como sobre mastites e suas intercorrências.
Para o pediatra e residente neonatal, Jeverton Santana, eventos como esse são importantes para enriquecer o conhecimento dos profissionais de saúde, responsáveis por disseminar as informações para toda a sociedade. “O processo de doação e uso do leite materno passa por várias etapas, desde a coleta do preparo até chegar ao bebê dentro de uma UTI. Por isso, é essencial expandir esse conhecimento para que mais pessoas se conscientizem sobre o tema e, consequentemente, cresça o número de recursos para os nossos bebês que estão dentro das UTIs”, pontuou.
Rede
A Rede Sergipana de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta é composta pelo BLH Zoed Bittencourt, na Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto; e BLH Irmã Rafaela Pepel, na Maternidade São José, em Itabaiana. Na capital, além do BLH Marly Sarney, existem os postos de coleta Dr. Fernando Guedes, na Maternidade Santa Isabel; e o da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira.
Para doar ao Banco de Leite Marly Sarney, a doadora deve entrar em contato por meio do telefone (79) 3226-6301, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Também é possível comparecer pessoalmente à Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo, na em Aracaju, onde receberá mais orientações.
Mín. 19° Máx. 27°