A edição sergipana do Festival Brasil Sabor 2025 começou. A exposição gastronômica, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), tem o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Este ano, de 22 a 25 de maio, das 16h às 21h30, o evento traz uma programação especial no Parque da Sementeira, o novo local escolhido pela entidade. Destaque que, de 26 de maio a 1º de junho, os pratos estarão disponíveis nos restaurantes participantes do evento.
O objetivo do Festival Brasil Sabor não é apenas valorizar a cultura gastronômica local, mas é, também, uma estratégia para movimentar o turismo e a economia sergipana. No total, 20 restaurantes de Aracaju vinculados à Abrasel/SE participam do evento para proporcionar ao público uma ‘viagem’ pelos sabores regionais, com pratos criados exclusivamente para o festival, que custam o valor único de R$ 30, oportunizando, assim, experiências acessíveis e inclusivas.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o Festival movimenta não somente os restaurantes participantes, mas, ainda, toda a cadeia do turismo e da gastronomia local, gerando empregos e fortalecendo a economia. “Com a realização deste evento, além de valorizar a culinária local, visitantes são atraídos, a economia é movimentada e a identidade cultural sergipana, fortalecida. Sem dúvida, gastronomia e turismo estão profundamente conectados, e esse festival cumpre o propósito de transformar sabores em experiências turísticas inesquecíveis”, considera.
O presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea, também destaca que o festival é uma celebração de sabores que, além de encantar o paladar, corrobora para o turismo no estado. “A edição do evento em Sergipe se destaca por unir tradição e criatividade em pratos que expressam a identidade sergipana. Por isso, o glamour desse festival é que não é aceita a venda de fast food”, explica.
Bruno Dórea enfatizou, ainda, que o Festival Brasil Sabor atrai visitantes, estimula o consumo de pratos regionais e fortalece pequenos empreendedores. Ele também ressaltou a parceria da Setur. “O apoio logístico da Setur foi fundamental para viabilizar a estrutura necessária para a realização desse evento que incentiva o turismo e impulsiona a economia. Trata-se de um festival que celebra e valoriza a nossa gastronomia num ambiente que conta também com atração musical, cultural e brinquedos infantis em um único espaço”, analisa.
Sabores autênticos reinventados
O restaurante Sato, por exemplo, apostou no prato “Salmão massaricado”, composto por arroz japonês, creme cheese, kani-kama e salmão grelhado coberto por lâminas de salmão fresco massaricados, molho teriaki e cebolinha. O proprietário do restaurante, Eduardo Gomes, considera o Festival Brasil Sabor uma vitrine valiosa, uma oportunidade para expandir o negócio dele. “Além de divulgar esse prato que foi criado exclusivamente pro evento, minha expectativa é que seja aprovado pelo público e me convença de colocá-lo no cardápio regular do restaurante”, considera.
Já o empresário e chef Bruno Prado, do restaurante Salt Steak House, criou o “Brisket Salt”, um prato que leva peito bovino defumado em lenha de laranjeira, finalizado com barbecue e maçã, acompanhado de batata rústica e coleslaw, que é uma salada de repolho crocante. Segundo ele, o Brasil Sabor é um festival que proporciona visibilidade, assim como estimula a inovação nos cardápios. “É uma oportunidade de a gente ‘sair da caixinha’, criar novos pratos, e uma grande oportunidade para movimentar o setor e destacar o potencial da nossa gastronomia. E, claro, o apoio do governo, por meio da Setur, foi fundamental para garantir infraestrutura, divulgação e atrair turistas para a cidade”, destaca.
Visitantes celebram sabores
O estudante Cauãn Santos, que reside em Nossa Senhora da Glória (SE), prestigiou, pela primeira vez, o Festival Brasil Sabor. Ele revela que é apaixonado pela culinária regional e, ao saber do Brasil Sabor, não hesitou em prestigiar o evento. “Está sendo uma experiência incrível, uma oportunidade de conhecer a criatividade dos chefs sergipanos e provar pratos que valorizam os ingredientes regionais. Faço questão de provar pratos de vários restaurantes, porque cada um deve apresentar uma proposta diferente. Farei uma verdadeira viagem pelos sabores de Sergipe”, salienta.
A jornalista Cassandra Teodoro, vice-presidente da Federação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Febtur), enfatiza a importância do apoio do Governo do Estado na realização do festival. De acordo com ela, além de incentivar os restaurantes a participarem do evento, que traz uma concepção de estrutura diferente para os visitantes, ajuda a divulgar a gastronomia sergipana para quem vem de fora, atraindo turistas e movimentando a economia local. “São cinco anos que prestigio esse festival, e essa edição está de parabéns por ser realizada no Parque da Sementeira, um lugar bem legal para toda a família. Sergipe tem muitos sabores, cores e, principalmente, muita coisa gostosa para ser desfrutada. A Setur está de parabéns por abraçar esse evento”, frisa.
Festival Brasil Sabor 2025
Com quase duas décadas de tradição, o Brasil Sabor se consolidou como um dos maiores festivais gastronômicos do país em que os estabelecimentos desenvolvem pratos exclusivos inspirados em ingredientes regionais, oferecidos ao público com valores promocionais, tanto para consumo local, quanto por delivery ou retirada no local. O sucesso do evento reforça a relevância dele no calendário do setor e a capacidade de gerar novas oportunidades de negócio para os participantes. Na edição anterior, em 2024, o Brasil Sabor reuniu mais de 740 restaurantes em 79 cidades e 18 estados.
Participam da edição 2025 do Festival Brasil Sabor em Sergipe os seguintes restaurantes: Seo Inácio, Restaurante Opção, Sato, Espetada, Festa Fácil, Tasca do Chiado, Parati, Babbo, Tempero da Vovó, Brasa e Fogão, Lá Vista, Maria Farinha, Pastel Sol, Marian, Cordel, Churrascada Salt, Salt Steak House, Rota 79, Ivora e Gaúcho Burguer.
Mín. 19° Máx. 28°