A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta segunda-feira (19), a cerimônia de posse da segunda formação do Comitê das Crianças do município. O encontro aconteceu na sala de monitoramento da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Rodrigo Pinheiro e da vice-prefeita Dayse Silva, além de secretários municipais. A ação foi promovida pela Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), em parceria com a Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPI). Vinte crianças, com idades entre 4 e 11 anos e 11 meses, foram escolhidas por sorteio no dia 5 de abril de 2025.
“Mais uma posse do Comitê das Crianças e estamos felizes porque temos políticas públicas aqui, em Caruaru, que, de fato, valorizam a educação. E a gente só consegue valorizar a educação quando a gente enxerga todos os fatores que contribuem para que a gente tenha realmente uma educação valorizada”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
Criado a partir do Decreto Municipal nº 066/2023 e renovado pelo Decreto nº 097/2024, o Comitê das Crianças tem como objetivo principal promover a escuta ativa e a participação infantil nas decisões públicas. A iniciativa visa aproximar a gestão pública das demandas do público infantil, ouvindo suas opiniões e propostas para a melhoria da cidade. O comitê representa uma estratégia de valorização do protagonismo infantil e do exercício da cidadania desde a primeira infância.
“Fico feliz com a responsabilidade de gerar expectativa na vida de tanta gente, na vida dessas crianças que aqui estão, que vão poder colaborar, que vão contribuir com a gestão. Sabemos o quanto é desafiador educar e estamos cumprindo diariamente através da Seduc, então vamos continuar com um trabalho dinâmico e tão importante para a vida dessas crianças que estão representando as milhares de crianças caruaruenses”, enfatizou a vice prefeita Dayse Silva.
A criação e manutenção do comitê refletem o compromisso de Caruaru com políticas públicas voltadas à infância. A iniciativa integra o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), estabelecido pela Lei nº 6.994/2023, que prevê ações de curto, médio e longo prazo para garantir um desenvolvimento integral das crianças e construir uma cidade mais inclusiva e participativa para as futuras gerações.
Mín. 20° Máx. 25°