Para garantir a segurança e tranquilidade do público que vai prestigiar a segunda edição do Itabaiana Festival, evento promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), equipes da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) realizaram, na tarde deste sábado, 10, uma ampla vistoria no local e no seu entorno para alinhar os últimos detalhes para os shows que começam a partir das 19h.
Com entrada gratuita, a festa terá como atração principal o DJ Alok, além de shows de Guilherme Ferri, Liene Show e Antônio o Clone e, para que tudo transcorra de maneira positiva para o público e, também, para os artistas, todos os cuidados foram tomados pelas equipes da vistoria. O planejamento envolveu ações de patrulhamento, bloqueios viários e controle de acesso.
Segundo o subcomandante do 3º Batalhão da PM e responsável pelo policiamento do evento, major Teixeira, o plano de operações foi elaborado com antecedência para garantir uma atuação eficiente. “A Polícia Militar, por intermédio do Comando de Policiamento do Interior e do Terceiro Batalhão, confeccionou esse plano há mais de 30 dias. Hoje, estamos com 164 policiais distribuídos em três turnos, com o apoio das unidades especializadas e do efetivo do batalhão”, explica, ao destacar, ainda, que foram realizadas duas vistorias na estrutura do evento, uma na quarta-feira e outra na manhã deste sábado. “Graças a Deus, todos os pontos foram corrigidos e estão prontos para receber o público com segurança”, assegura.
O Corpo de Bombeiros também vistoriou toda a estrutura montada para o festival, verificando itens como saídas de emergência, sinalizações, extintores de incêndio e equipamentos de palco. De acordo com o subtenente Edvanilson, do setor de Vistoria do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), a checagem seguiu o projeto técnico aprovado. “Verificamos os preventivos, sinalizações das saídas de emergência, extintores, aterramento da estrutura metálica e a presença de bombeiros civis conforme o projeto e cada detalhe que precisou ser pontuado foi resolvido prontamente”, frisa.
Segundo a organização do evento, a área montada para o festival compreende 3.102 metros quadrados, com cinco saídas de emergência e entradas com revistas. A expectativa é de que entre 8 mil e 10 mil pessoas compareçam ao evento para acompanhar os shows.
O Itabaiana Festival deve impulsionar a economia local, movimentando setores como comércio, hotelaria e alimentação. A iniciativa também contribui para o fortalecimento do turismo no interior sergipano, descentralizando grandes eventos e promovendo acesso gratuito à cultura.
Mín. 18° Máx. 30°