Quinta, 08 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Saúde amplia vacinação contra hepatite A para usuários da Profilaxia Pré- Exposição

Imunizante contra a hepatite A está sendo ofertado no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais

08/05/2025 às 12h38
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: SES
Fotos: SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou a vacinação contra a hepatite A para o público-alvo que faz uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), um dos métodos de prevenção contra o vírus do HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), com uso de medicamentos por pessoas que estão em risco de contágio.  
 
A hepatite A é uma doença infecciosa, causada pelo vírus  A HAV, que afeta o fígado e, na maioria das vezes, se inicia silenciosamente, sem apresentar sintomas iniciais. A transmissão está ligada à falta de saneamento básico, como a ausência de esgoto adequado e pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Outra forma de propagação do A HAV da hepatite, é por meio da relação sexual anal-oral. 
 
O gerente do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, explicou que a vacinação contra o vírus da hepatite A é fundamental para os usuários da PrEP, tendo em vista que este grupo pode ser mais suscetível à doença. “As pessoas que fazem uso da PrEP para prevenção contra o HIV, se expõem ao risco de doenças sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, o Ministério da Saúde incluiu a vacina da hepatite A para este público, já que ela é transmitida principalmente na relação anal-oral”, destacou o médico.  
 
Os sintomas mais frequentes da doença, quando apresentados, podem incluir fadiga, febre, dor abdominal, presença de pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Para prevenir a hepatite A é necessário tomar algumas medidas de cuidados ligadas ao saneamento básico, como tratamento adequado de água, lavar e cozinhar bem os alimentos e adquirir o hábito de sempre higienizar as mãos. Fazer o uso de imunizantes, como vacina e de preservativos durante o ato sexual, além da higienização da genitália e da região anal também são cuidados necessários para evitar a propagação da doença.  
 
Vacinação
 
O imunizante contra a hepatite A é ofertado no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). De acordo com a gerente de Imunização da SES, Ilani Paulina, o esquema vacinal  consiste na administração de duas doses, sendo disponibilizada apenas para usuários da PrEP. “A vacinação é necessária para os usuários que utilizam a PrEP. Quem já tomou duas doses do imunizante contra a hepatite A, não precisa se vacinar. Quem tomou apenas uma dose, precisa concluir o esquema vacinal com mais uma dose”, reforçou. 
 
Para se vacinar é necessário apresentar um comprovante do uso da PrEP, como prescrição médica da PrEP ou o medicamento em uso, juntamente com o documento de identificação oficial, com foto.

O médico Almir Santana | Fotos: SES
O médico Almir Santana | Fotos: SES
A gerente de Imunização da SES, Ilani Paulina | Fotos: SES
A gerente de Imunização da SES, Ilani Paulina | Fotos: SES
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.