Polícia Civil interceptou o suspeito com faca, soqueira e artefato incendiário a poucos metros do palco montado em Copacabana. Além dele, um adolescente foi apreendido.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na noite de sábado (3), um homem de 29 anos suspeito de planejar um atentado durante o show gratuito da cantora Lady Gaga, realizado na praia de Copacabana. Ele foi detido com uma faca, uma soqueira de ferro e um artefato incendiário, nas proximidades do palco, momentos antes da apresentação.
A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que chegaram ao suspeito após monitoramento de publicações suspeitas em redes sociais. As postagens levantaram a possibilidade de um ataque ao evento, que reuniu mais de 2 milhões de pessoas, segundo estimativas da Riotur. Além do suspeito, um adolescente também foi detido.
Na abordagem, os policiais encontraram com o homem:
Uma garrafa PET com líquido inflamável
Um pano que seria usado como estopim
Uma faca com lâmina de 20 cm
Segundo a Polícia Civil, o artefato incendiário poderia ser utilizado como uma bomba caseira. O material foi recolhido para perícia, e o homem permanece preso em flagrante. Ele deve responder por porte de arma branca, posse de artefato incendiário e ameaça à segurança pública.
As autoridades ainda investigam as causas e como o suspeito agiu ou se há outros envolvidos no plano. A Polícia Civil analisa as mensagens postadas nas redes sociais que motivaram a ação preventiva da DRCI.
O forte esquema de segurança contou com mais de 4 mil agentes, incluindo policiais civis, militares, guardas municipais e equipes da CET-Rio.
Mín. 18° Máx. 30°