O Conselho Estadual de Turismo do Piauí realizou, nesta terça-feira (29), sua primeira reunião de 2025, marcada pela posse do secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, como presidente do colegiado. O encontro foi realizado na Fazendaria Café, em Teresina, e reuniu representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor turístico.
Assumindo o comando da pasta no início de abril, Daniel Oliveira destacou a importância do Conselho como espaço de articulação entre governo e sociedade organizada para o fortalecimento da atividade turística no estado. “Recebo com honra a missão de presidir este Conselho. Nosso compromisso é trabalhar com diálogo, planejamento e ações integradas para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento para o Piauí”, afirmou o secretário.
Durante a reunião, foram apresentadas e discutidas pautas estratégicas para o avanço do setor, como a execução de mais ações incluídas no Plano de Marketing Turístico, que visa fortalecer a imagem do destino em mercados nacionais e internacionais; o Plano de Sinalização Turística, que objetiva melhorar a orientação e a experiência dos visitantes nos principais polos turísticos; e a criação de novas Instâncias de Governança Regionais (IGRs), com foco na interiorização e descentralização da gestão do turismo.
Para Eduardo Rufino, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação do Piauí (SINDHA), a reunião demonstra um novo momento de articulação do setor. “Essa reunião foi fundamental para reafirmarmos o papel estratégico do Conselho Estadual de Turismo. As pautas apresentadas são estruturantes e refletem nosso compromisso com a qualificação da gestão e com o crescimento do turismo no Piauí”, destacou.
O encontro também reafirmou o papel do Conselho como fórum deliberativo e consultivo para as políticas públicas de turismo no estado, com participação ativa de representantes do trade turístico, instituições de ensino, poder público e entidades da sociedade civil. As próximas reuniões do Conselho Estadual de Turismo estão previstas para os meses de maio e junho, respectivamente.
Mín. 19° Máx. 32°