Terça, 29 de Abril de 2025
24°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Piauí

Piauí tem a menor letalidade policial do Brasil e redução expressiva de crimes, afirma governador

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou os avanços ...

29/04/2025 às 13h32
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou os avanços do Estado na área da segurança pública, com redução expressiva de indicadores criminais e uso inovador de tecnologia para o combate à criminalidade. Durante a entrevista, o gestor apresentou dados que colocam o Piauí entre os estados com melhores resultados na área.

Uma das ações mais inovadoras implementadas pelo governo foi o uso de tecnologia para identificar aparelhos celulares com registros de roubo. “Por exemplo, o roubo de celular virou uma epidemia e o estado do Piauí desenvolveu uma tecnologia que notifica as pessoas que estão usando linhas telefônicas com o registro do celular em bancos de boletins de ocorrência. Notificamos e 60% devolveram espontaneamente, são 10 mil celulares”, explicou o governador.

Fonteles ressaltou que o Piauí conseguiu reduzir em 20% os homicídios, além de registrar uma queda de 27% nos roubos de veículos. “A estratégia do Piauí para redução de homicídios e demais crimes é com muito investimento em tecnologia, inteligência e integração”, defendeu.

Continua após a publicidade
Anúncio

Outro dado que recebeu destaque na entrevista foi o da letalidade policial. O Piauí figura entre os três estados com a menor letalidade policial do país. “Tenho orgulho de dizer que a nossa polícia é uma das menos violenta do Brasil, a menos violenta do Nordeste e temos o menor indicador de homicídios por 100 mil habitantes do Norte e Nordeste”, afirmou. Segundo ele, essa conquista é resultado de uma política focada na formação humanística dos policiais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.