A Câmara Municipal de Camaçari aprovou, na manhã desta terça-feira (29/04), durante a 13ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo, a Moção de Pesar No 020/2025 pelo falecimento do Papa Francisco, apresentada pela Bancada do Governo.
Nascido na Argentina em 1936, Jorge Mario Bergoglio se tornou o Papa Francisco – nome escolhido em homenagem a São Francisco de Assis – em 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI. Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), foi o primeiro pontífice latino-americano e também o primeiro Papa da Ordem dos Jesuítas.
Ainda na sessão, a Casa também aprovou indicações para diferentes setores e segmentos, como saúde, educação e segurança, a exemplo da Indicação Nº 422/2025 de autoria do vereador Luisão (Republicanos), que pede ao Poder Executivo o fornecimento de protetor auricular ou inibidor de ruídos para crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Existem na cidade de Camaçari instituições que fazem esse trabalho de inclusão a essas crianças, e queremos que esse protetor auricular seja entregue às instituições que abraçam essa causa para levar esses equipamentos para as famílias que não tem condições de comprar”, afirmou.
Ainda para o mesmo público, a Câmara também aprovou a Indicação Nº 482/2025, de autoria do vereador Dr. Elias Natan (PSDB), pedindo pela abertura do credenciamento de clínicas especialistas no atendimento integral a pessoas com TEA. Segundo o vereador, essa ação já foi tentada na gestão anterior, mas na época não haviam muitas clínicas habilitadas para esse atendimento. “Hoje já temos muitas clínicas com esses especialistas e a sugestão é que a SESAU possa abrir credenciamento para que possamos ampliar o atendimento a essa demanda”, pontuou.
As áreas de lazer públicas também estiveram em pauta, a exemplo da Indicação Nº 455/2025 pedindo pela criação de um Parque Ecológico no bairro Estiva de Buris, em Vilas de Abrantes, solicitada pelo vereador Dr. Samuka (PRD). Na defesa de sua matéria, o parlamentar defendeu que a existência de equipamentos públicos instalados na comunidade reforça a presença do poder público no local. “Em Estiva de Buris não tem nenhum equipamento público para evidenciar essa presença, por isso faço essa indicação para a criação de um parque ecológico na área verde na entrada do bairro para que a comunidade também se sinta contemplada pelo poder público”, finalizou.
Mín. 19° Máx. 32°