Como parte das ações promovidas pelo Governo da Paraíba dentro da Campanha “Abril Laranja pela Segurança do Paciente”, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária promoveu a Oficina “Ferramentas de Análise para Gestão de Eventos Adversos e Never Events”, destinada aos representantes dos Núcleos de Segurança do Paciente dos serviços de saúde em atividade na Paraíba.
O evento foi aberto pelo diretor Geraldo Moreira de Menezes, que ressaltou a prioridade conferida pela Agevisa/PB à segurança do paciente, considerando que “todos os dias surge algo novo no universo da atenção à saúde, o que favorece o advento de novos riscos, cabendo aos profissionais envolvidos o cuidado e a atenção permanentes para garantir que pacientes atendidos em face de um problema específico não sejam acometidos de outros problemas evitáveis”.
A oficina foi mediada pela diretora-técnica de Estabelecimentos e Prática de Saúde e de Saúde do Trabalhador, Polianna Estrela, que também é coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa/PB, e teve como ponto principal a palestra/aula “Gestão de Eventos Adversos e Never Events: ferramentas de investigação e planejamento”, ministrada pela enfermeira mestra Natália Pessoa da Rocha Leal. Ao final da Oficina, a enfermeira Aleqsandra Paula Mendes, do Hospital Metropolitano, fez um relato de experiência bem-sucedida intitulada “Investigação de Eventos Adversos relacionados à saúde: uma abordagem multidisciplinar”.
Cuidado seguro – A Oficina “Ferramentas de Análise para Gestão de Eventos Adversos e Never Events” ofereceu aos participantes uma oportunidade de refletir sobre os principais desafios relacionados ao cuidado seguro e eficiente. “Momentos como este nos possibilitam olhar para os obstáculos que persistem e trabalhar caminhos viáveis e transformadores para superá-los”, explicou a diretora de Saúde da Agevisa/PB, Polianna Estrela. Segundo ela, “o que está em jogo é a integridade do cuidado, a confiança dos cidadãos e a capacidade dos profissionais de saúde de garantir que ninguém seja prejudicado enquanto busca ajuda nos serviços de saúde”.
Na abertura dos trabalhos, Polianna Estrela enfatizou a importância de se proporcionar um trabalho ético, político e humano; de reconhecer que a segurança do paciente não é uma agenda paralela, mas transversal em todas as ações da Rede de Atenção à Saúde (RAS), e de compreender que “investir em segurança é investir em eficiência, em qualidade, em justiça e, sobretudo, em vidas preservadas”.
A diretora-técnica de Saúde da Agevisa/PB apontou como caminhos favoráveis à segurança do paciente a promoção contínua de ações que visem preparar cada vez mais os profissionais, engajar os gestores e proteger os cidadãos. “Devemos transformar os erros em melhorias continuas e os diagnósticos em ações estruturadas, além de reconhecer os desafios com transparência e enfrenta-los com disposição para aprender, pois este é o primeiro passo para construir um sistema mais seguro e pautado na compreensão de que a segurança é um valor inegociável”, afirmou.
Abril Laranja – Reconhecendo a temática como prioridade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o Plano de Ação Global para Segurança do Paciente 2021-2030 com o propósito de criar sistemas mais seguros e resilientes em todo o mundo. Segundo a diretora de Saúde da Agevisa/PB, Polianna Estrela, o plano estabelece sete objetivos estratégicos que funcionam como um verdadeiro guia para transformar a cultura, as práticas e a governança em torno da segurança do paciente.
“No Brasil, tivemos a criação do Plano Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria nº 529/2013, do Ministério da Saúde, para promover iniciativas que qualifiquem o cuidado. E, como parte das estratégias adotadas para promover a segurança do paciente, abril foi instituído como mês de referência para ampliar as ações sobre o tema em todo o País”, explicou Polianna.
Ela acrescentou que todos os anos é trabalhado um tema relacionado à segurança do paciente. Para a edição de 2025, foi definido o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, com o slogan “Qualidade em toda a Jornada”.
Mín. 18° Máx. 32°