O funcionamento do sistema de hidroponia para o cultivo de hortaliças saudáveis foi uma das ações voltadas para a agricultura familiar apresentadas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), nesta segunda-feira (28), durante a festa de 31 anos de emancipação da cidade de Assunção, no Sertão, que acontece desde sábado (26) e se prolongará até domingo (4), numa promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura do Município.
Presente com dois estandes – um fixo e a Van móvel -, a Empaer participou durante toda esta segunda-feira (28) do evento, que acontece ao lado do Centro de Artesanato, da Ciranda de Serviços, a qual constou de Feira Multicultural, apresentações culturais, programas sociais, Projeto Assunção Bem Cuidada, Contação de História (Livro em Roda), Educação Especial e Inclusiva, exposição Fotográfica “Povo Bonito que se abraça, Ama e Ri” (Coletivo Embrião Cultural), entre outras apresentações.
Os participantes da Ciranda de Serviços puderam conhecer como funciona o sistema de hidroponia para o cultivo de hortaliças saudáveis, com economia de água, informou o extensionista Jocimar Felipe, da gerência operacional de Assunção, que fica na área da Gerência Regional de Serra Branca.
A hidroponia é um sistema de cultivo que permite que as plantas cresçam em uma solução de água com nutrientes, ou seja, sem terra. Além disso, a água utilizada pode ser recuperada e reciclada. Este sistema permite o uso racional de água e nutrientes, com baixíssimo consumo, a programação da produção, a precocidade da primeira colheita, um maior período de produção e, com isso, maior produtividade por planta e por unidade de área.
A ação reforça o compromisso do Governo da Paraíba em proporcionar ao agricultor familiar mais oportunidades para ampliar sua produção de alimentos, fortalecendo a agricultura e a economia local
Mín. 18° Máx. 32°