A secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba e Coordenadora da Câmara Temática das Mulheres do Consórcio Nordeste, Lídia Moura, participou nesta terça-feira de uma roda de conversa promovida pelo Brazil Talks, na Columbia University, em Nova York, durante as discussões da 69ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (UN CSW69). O evento, intitulado "Desafios, avanços e estratégias para fortalecer políticas locais para a mulher no Brasil", reuniu especialistas para debater temas cruciais relacionados aos direitos das mulheres e à igualdade de gênero.
A CSW, que completa 79 anos em 2025, é o principal fórum global dedicado à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Criada em 1946 no âmbito do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), a Comissão reúne lideranças mundiais e representantes da sociedade civil para discutir e articular ações que fortaleçam os direitos das mulheres em todo o mundo. A 69ª edição, sob o lema "Vamos juntas por um mundo mais igualitário!", teve como foco a revisão e avaliação da implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995), marco fundamental para o avanço dos direitos das mulheres, que completa 30 anos em setembro de 2025.
Lídia Moura, reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres e da diversidade humana, compartilhou experiências e insights sobre os desafios e avanços das políticas públicas para mulheres no Brasil, com ênfase nas ações desenvolvidas no Nordeste. A secretária destacou a importância do fortalecimento de políticas locais e regionais para garantir a equidade de gênero e o empoderamento feminino, alinhadas às diretrizes globais discutidas na CSW.
O evento contou ainda com a participação de Thamyris Elpídio, consultora em Relações Internacionais e Equidade de Gênero, e Márcia Ribeiro, pesquisadora em Direito, Gênero e Sexualidade (UFMG) e analista jurídica do Mapa do Acolhimento. A roda de conversa ocorreu às 14h30, na Columbia University - International Affairs Building (SIPA), sala 802.
A participação de LídiaMoura reforça o compromisso do Brasil com a agenda global de igualdade de gênero e destaca a importância do diálogo entre atores locais e internacionais para a construção de um mundo mais justo e igualitário.
Sobre a CSW69:
A 69ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher das Nações Unidas (CSW69) é um evento anual que reúne representantes de governos, organizações não-governamentais e especialistas de todo o mundo para discutir e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Este ano, o foco principal foi a revisão da implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, adotada em 1995, que estabeleceu uma agenda global para o avanço dos direitos das mulheres.
Mín. 18° Máx. 32°