Os estudantes da rede estadual de ensino David Lucas Santos Caldas – do Colégio Estadual Leonor Teles de Menezes, em Aracaju –, Ana Beatriz Santos Oliveira – do Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas, em Lagarto –, e Eduardo Inácio Alves Feitosa e Isadora Santos Silva – ambos do Colégio Estadual Miguel das Graças, em São Miguel do Aleixo – foram classificados para a terceira fase da XXI Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).
A segunda fase da OBB 2025 ocorreu no dia 11 de abril, com a realização de uma prova teórica composta de 30 questões de múltipla escolha. O gabarito definitivo foi divulgado no site oficial da Olimpíada até o dia 16 de abril, e a lista de estudantes classificados para a terceira fase foi publicada a partir de 22 de abril.
Um dos alunos classificados para a terceira fase, David Caldas, do C.E. Leonor Teles Menezes, comenta suas expectativas para a realização da prova. “Estou muito ansioso para fazer a prova e testar meus conhecimentos. Sempre gostei de biologia, e espero desenvolver ainda mais essa minha paixão”, diz o aluno.
Para seu professor de biologia, Allysson Ferreira, é uma alegria imensa ver um de seus alunos participando da OBB. “É um momento que representa não apenas o esforço e a dedicação dele, mas também o resultado de todo o trabalho árduo que realizamos juntos ao longo do tempo. Essa é uma oportunidade incrível para aprender, crescer e se conectar com outros estudantes apaixonados pela ciência. Estou torcendo para que ele aproveite ao máximo essa experiência, independentemente do resultado. O mais importante é a jornada e as lições que virão dela. Estou muito feliz por fazer parte desse capítulo da sua vida", compartilha o professor.
A prova da terceira fase será realizada de forma online na próxima segunda-feira, 5, e a divulgação do gabarito provisório ocorrerá no dia seguinte. O gabarito definitivo da prova será divulgado a partir do dia 7 de maio, finalizando, assim, a olimpíada, e dando seguimento à fase de classificações e premiações.
Reconhecimento na área de ciências da natureza
A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Fundado em 2004, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), o concurso tem como objetivos estimular o interesse pela biologia, identificar jovens talentos e selecionar estudantes para representar o país em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e a Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB).
Durante a OBB, os participantes passam por várias fases, que podem incluir provas teóricas e práticas. As provas teóricas cobrem temas amplos da biologia, como genética, ecologia, zoologia, botânica, fisiologia, biologia celular e molecular, e evolução. Já as etapas práticas, realizadas principalmente nas fases finais, envolvem atividades laboratoriais como identificação de espécies, montagem de experimentos e análise de dados biológicos.
Mín. 18° Máx. 32°