O Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), concluiu nesta segunda-feira, 28, o Curso de Operações e Gestão de Desastres 2025 (Coged). Realizada entre os dias 7 e 28 de abril, a capacitação reuniu coordenadores, diretores, engenheiros civis, geólogos e demais profissionais das coordenadorias municipais de Defesa Civil de todas as regiões do Estado.
Voltado para a atualização e especialização dos agentes, especialmente diante da aproximação da quadra chuvosa, que compreende os meses de maio a agosto, o curso buscou reforçar a atuação preventiva e de resposta rápida às ocorrências de desastres. Segundo a Supdec, mais de 70% dos municípios sergipanos renovaram recentemente seus quadros de profissionais, o que tornou a capacitação ainda mais essencial para garantir a eficiência nos processos de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres.
Dividido em oito etapas, o curso foi estruturado para contemplar representantes dos oito territórios sergipanos, começando pelos municípios da Grande Aracaju e finalizando com os do alto sertão sergipano. A proposta foi promover a padronização dos procedimentos operacionais e fortalecer o trabalho integrado das defesas civis municipais.
As aulas foram ministradas pelo coordenador de Integração e Captação de Recursos da Supdec, Edivaldo Celestino, pelo coordenador de Planejamento e Gestão de Riscos, capitão Fabiano Queiroz, e pelo Gerente de Restabelecimento e Reconstrução, Edelmo Melo. Entre os temas abordados, destaque para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), além de orientações práticas para o gerenciamento de riscos e gestão de desastres.
A importância do curso foi reconhecida pelos participantes. “É um curso que garante o primeiro contato da Defesa Civil com a população e garante a resposta imediata do município com o desastre. A gente consegue ter aqui o vislumbre do que seria na ocasião a primeira resposta do município ao desastre. Muito importante e produtivo”, avaliou o coordenador municipal da Defesa Civil de Brejo Grande, Ícaro Freire.
Já o coordenador da Defesa Civil de Canindé do São Francisco, Adilson Damasceno, destacou a relevância das atividades práticas realizadas. “Essas oficinas aqui realizadas são muito importantes porque nos preparam para trabalhar tanto antes quanto depois que ocorre o desastre. Toda essa preparação é de extrema importância para que a gente aja de forma técnica e correta, sem atropelos no momento do desastre e em tempo hábil para mobilizar as equipes e executar as ações necessárias”, afirmou.
O Coged 2025 faz parte de um conjunto de ações da Supdec para fortalecer a política estadual de proteção e defesa civil, alinhando os municípios às diretrizes nacionais e ampliando a segurança das comunidades sergipanas.
Para o superintendente da Supdec, tenente-coronel Luciano Queiroz, a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a proteção da população. “Capacitar os agentes é fundamental para ampliar a capacidade de resposta e minimizar os impactos das ocorrências. Nosso objetivo é que cada município esteja preparado para agir de forma eficiente e coordenada em situações de emergência”, destacou.
Mín. 18° Máx. 32°