Segunda, 28 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Caruaru - PE

Caruaru celebra um ano sem registro de feminicídios e reforça estratégias de redução da violência contra a mulher

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PENesta segunda-feira (28), Caruaru celebra um marco no enfrentamento à violência contra a mulher: o munic...

28/04/2025 às 14h33
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

Nesta segunda-feira (28), Caruaru celebra um marco no enfrentamento à violência contra a mulher: o município completa um ano sem registros de feminicídio. Para reforçar o compromisso com as políticas públicas voltadas às mulheres e o combate a esse tipo de crime, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), promoveu uma ação com entidades parceiras e forças de segurança municipais e estaduais para fortalecer as ações já desenvolvidas.

A Blitz do Enfrentamento à Violência contra a Mulher foi realizada na Avenida Portugal, no bairro Universitário, em frente ao banco vermelho, símbolo internacional da luta contra a violência de gênero. A ação contou com a participação da Secretaria da Mulher (SEMU), das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e do Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ).

Continua após a publicidade
Anúncio

“É importante pra Caruaru celebrar o marco de um ano sem feminicídio porque aqui é uma cidade que carrega uma cultura machista e a gente sempre vivencia, infelizmente, episódios de feminicídio e violência contra a mulher. Então, comemorar um ano sem feminicídio mostra que o trabalho está sendo feito, tem muito ainda o que caminhar, mas é a prova que estamos no rumo certo”, afirmou a delegada da Mulher de Caruaru, Érica Feitosa.

Em 2024, Caruaru já havia registrado uma expressiva redução de 75% nos casos de feminicídio, com apenas um caso notificado em abril. O município é referência nacional e conta com iniciativas como o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), um equipamento pioneiro que permite a nomeação direta de oficiais na Vara de Violência Doméstica e Familiar, assegurando o cumprimento de medidas protetivas em até 48 horas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, por meio da SEMU, a Prefeitura de Caruaru garante atendimento especializado 24 horas às vítimas de violência no Centro de Referência da Mulher (CRM), em parceria contínua com as forças de segurança locais, reafirmando o compromisso com a proteção e a valorização da vida das mulheres caruaruenses.

“Celebrar 12 meses sem feminicídios é, sem dúvida, um marco importante para Caruaru. Mas, mais fundamental ainda, é reafirmar que o enfrentamento à violência contra a mulher exige trabalho contínuo e integrado. Todos os dias, a gestão municipal e as forças de segurança atuam para salvar vidas e garantir que a informação sobre a nossa rede de proteção, acolhimento e combate à violência chegue a todas as mulheres que precisam de apoio”, destacou a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.