Motorista de van foi abordado e fugiu do local; guarda municipal atirou.
Uma operação contra transporte irregular de passageiros terminou com tiros na área de embarque e desembarque do Aeroporto de Salvador, nesta segunda-feira (28). Um motorista foi abordado durante a ação, que contou com agentes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) e da Guarda Civil Municipal, e não gostou da decisão do órgão de trânsito de apreender o veículo. Foi quando a confusão teve início, e um dos agentes disparou duas vezes em direção aos pneus da van.
A ação foi gravada pelo motorista e pelos agentes. Durante a operação, os documentos do motorista foram solicitados. No vídeo, é possível ver que o homem entrega os documentos e afirma que o transporte é regular. Ele não apresentou a lista de passageiros. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou, em nota, que o veículo não era autorizado a transportar passageiros.
Durante a confusão, o motorista da van entrou no veículo, impedindo que a van fosse rebocada. O homem, alterado, acelera com o veículo, deixando o Aeroporto de Salvador. Dois tiros foram disparados por um dos guardas municipais em direção aos pneus da van.
"Diante da situação, foi necessário efetuar disparos no pneu do veículo para garantir a segurança dos envolvidos e evitar a fuga. Os agentes realizaram o acompanhamento do veículo, mas o condutor conseguiu escapar", diz a nota da Semob (veja o posicionamento completo abaixo). O caso foi registrado na 12ª Delegacia (Itapuã). A Polícia Civil ainda não se posicionou sobre o ocorrido.
Segundo a Semob, a operação de rotina é realizada com o objetivo de preservar a ordem no transporte público e proteger os passageiros que utilizam os serviços. O Aeroporto de Salvador reforçou, em nota, que a confusão não aconteceu dentro do terminal de passageiros.
"A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma operação de combate ao transporte irregular nesta segunda-feira (28), no aeroporto de Salvador. Estas operações são realizadas diariamente em diversos pontos da cidade.
Durante a ação, um motorista de veículo não autorizado acelerou em direção a um dos agentes da Guarda, colocando em risco sua integridade física. O condutor do veículo não apresentou documentação de atestasse sua regularidade.
Diante da situação, foi necessário efetuar disparos no pneu do veículo para garantir a segurança dos envolvidos e evitar a fuga. Os agentes realizaram o acompanhamento do veículo, mas o condutor conseguiu escapar. O caso está sendo registrado na 12ª Delegacia.
É importante destacar que essa operação foi realizada com o objetivo de preservar a ordem no transporte público e proteger os cidadãos que utilizam os serviços regulares. A GCM reafirma seu compromisso com a segurança e a ordem pública, especialmente em ações que visam coibir práticas irregulares, como o transporte clandestino."
Mín. 18° Máx. 32°