Na sexta-feira (25) a ECIT Bráulio Maia, localizada em Campina Grande (3ª GRE) realizou um evento em alusão ao Dia do Livro com a presença da escritora Maria Valéria Rezende. A programação incluiu homenagens feitas pelos estudantes, rodas de conversa sobre literatura e escrita, e o lançamento de obras de autores locais.
Os estudantes do clube do livro da escola prestaram diversas homenagens à escritora, declamando poemas autorais inspirados em sua obra, também apresentações musicais e danças. Kleber Messias, estudante do 2º ano do curso de Design Gráfico, emocionou a todos ao declamar um poema dedicado à autora. "É uma grande honra e alegria a presença da senhora aqui na nossa escola. A senhora é uma grande inspiração para todos os estudantes do Clube do Livro", declarou Kleber.
Em sua palestra para os estudantes, Maria Valéria Rezende compartilhou detalhes de sua trajetória de vida e falou sobre a obra "Vastomundo", que foi trabalhada nas atividades escolares. Ela também deu dicas preciosas sobre literatura e práticas de escrita, incentivando os jovens a manterem viva a curiosidade, a criatividade e o amor pela arte. Outra homenagem à escritora Maria Valéria foi a inauguração da nova placa da biblioteca da ECIT Bráulio Maia, que agora leva o nome de ‘Biblioteca Maria Valéria Rezende’, em homenagem ao legado da escritora e ao impacto de sua obra na vida escolar dos estudantes.
A escritora destacou a importância de trazer arte e literatura para o ambiente escolar. "A arte é um grande meio de se doar para os outros, de doar aquilo que é a sua visão única do mundo. A educação deve despertar nos alunos um processo de reflexão e de crescimento que nunca termina”, destacou a escritora “Fico entusiasmada em ver escolas capazes de fazer isso. Hoje, ao ver o brilho nos olhos da garotada, senti que só estou ajudando a disparar um brilho que não vai parar.”, ressaltou Maria Valéria.
A gestora da escola, Érica Santana, também expressou sua felicidade com o sucesso do evento. “Hoje é a sensação de sonho realizado. A presença de Maria Valéria Rezende é uma referência de leitura para todos os nossos alunos e fortalece ainda mais o nosso projeto de vida educacional. O estímulo à leitura e à escrita tem refletido diretamente nos bons resultados dos nossos estudantes, inclusive em exames como o Enem.”
O evento também contou com a participação especial de Yasmin Mendez, idealizadora da Feira Literária de Campina Grande (Flic), que ressaltou a importância da valorização da literatura local. Além disso, a escritora campinense Maria Ivini lançou seu novo livro “Mulheridades”, seguido por uma roda de conversa, e a jovem autora Estefania Reis inspirou os estudantes ao compartilhar sua trajetória literária.
Mín. 19° Máx. 32°