Com foco na qualificação técnica e no fortalecimento das ações da primeira infância, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), encerra nesta sexta-feira, 25, a primeira capacitação do Programa Criança Feliz em 2025. A atividade, realizada ao longo da semana em Aracaju, abordou o novo Guia de Visita Domiciliar do programa e contou com orientações práticas sobre o uso do sistema e-PCF, ferramenta fundamental para o registro e acompanhamento das visitas realizadas pelos profissionais nos territórios.
Ao avaliar o encerramento da formação, o coordenador estadual do Programa Criança Feliz, Leandro Prachedes, destacou a importância da prática com o sistema e-PCF para aprimorar a rotina dos municípios. “Apresentamos aos nossos supervisores e coordenadores a parte prática, para que entendam como alimentar o sistema — desde o cadastro das crianças e das equipes até o registro das visitas domiciliares feitas pelos visitadores em suas comunidades”, disse.
Já a coordenadora municipal do programa em Divina Pastora, Ranielle Oliveira, reforçou o impacto positivo da formação para a atuação das equipes. “Essa capacitação contribuiu muito para o nosso aprendizado e, assim, podemos repassar esse conhecimento aos visitadores. Isso permite um acolhimento mais qualificado e um trabalho diferenciado. O reflexo é muito positivo, pois com isso vamos incentivar, crescer e fortalecer ainda mais a nossa gestão”, avaliou.
A psicóloga e coordenadora do Criança Feliz em Canhoba, Aracely Carvalho, também destacou a relevância do conteúdo ministrado ao longo da semana. “Foi de grande importância para o nosso município. Vamos trabalhar ainda mais os vínculos familiares e buscar novas famílias para integrar o programa. A primeira infância tem sido cada vez mais valorizada, e precisamos cuidar das nossas crianças, porque elas são o futuro do desenvolvimento do nosso município”, pontuou.
Certificação
Ao final do encontro, os 14 representantes municipais que participaram da capacitação receberam certificados, simbolizando o empenho e a dedicação de cada território com o fortalecimento da política de atenção à primeira infância. Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, esse momento simboliza mais do que uma conclusão: “A entrega dos certificados é um reconhecimento ao esforço de cada município em garantir um atendimento qualificado às nossas crianças. Essa troca de experiências, aliada à formação técnica, reforça nosso compromisso com a promoção de uma infância segura, acolhedora e com mais oportunidades desde os primeiros anos de vida”, destacou.
Mín. 18° Máx. 32°