O Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile (HM) celebrou nesta terça-feira, 1º/4, o Dia Nacional da Segurança do Paciente, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância da segurança do paciente e promover a cultura da segurança em serviços de saúde.
Existem seis metas internacionais que devem ser seguidas pelos serviços hospitalares para garantir a segurança do paciente:
- Meta 1: identificação correta do paciente;
- Meta 2: comunicação entre os profissionais;
- Meta 3: segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
- Meta 4: intervenção, procedimentos e cirurgias seguras;
- Meta 5: Higienização de mãos para evitar infecções;
- Meta 6: Redução de risco de quedas e lesões por pressão.
Para reforçar as metas de segurança, o Hospital Municipal criou uma dinâmica interativa envolvendo pacientes e colaboradores. A atividade consiste no lançamento de um dado, cujo número sorteado corresponde a uma das metas de segurança do hospital. A equipe, então, apresenta uma afirmação relacionada ao tema, e os participantes devem identificar se é verdadeira ou falsa.
Entre os tópicos abordados estão a importância da higienização das mãos, a conferência da identificação do paciente e a necessidade de questionar os médicos sempre que houver dúvidas sobre um procedimento ou tratamento.
“Nossa ideia foi envolver os pacientes que estão no pré-operatório para que entrem na cirurgia já conscientes da importância de esclarecer dúvidas com os médicos e seguir corretamente os protocolos de segurança”, explica Ricardo Poltronieri, enfermeiro responsável pela qualidade e segurança do HM.
A dinâmica promovida pelo Hospital Municipal reforça o compromisso da instituição com a qualidade e a segurança na assistência à saúde. Esse compromisso foi reconhecido com a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), selo de excelência conquistado no ano passado.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Reconhecidos em todo o Brasil, os padrões estabelecidos pela ONA validam não apenas a segurança do paciente, mas também a qualidade excepcional da assistência prestada pelo serviço de saúde à população. Para a conquista do ONA 1 foram avaliados diversos critérios de segurança do HM.
Mín. 20° Máx. 28°