Quarta, 02 de Abril de 2025
26°

Chuvas esparsas

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Biblioteca Pública Estadual celebrará 141 anos de Epiphanio Dória e Dia Estadual do Livro em evento especial

Programação será no próximo dia 7 de abril, com atividades alusivas à data de nascimento do patrono da biblioteca

01/04/2025 às 11h58
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Programação será no próximo dia 7 de abril, com atividades alusivas ao patrono da biblioteca / Foto: Arquivo/Biblioteca Epiphânio Dória
Programação será no próximo dia 7 de abril, com atividades alusivas ao patrono da biblioteca / Foto: Arquivo/Biblioteca Epiphânio Dória

No próximo dia 7 de abril, a Biblioteca Pública Estadual irá realizar um evento especial em homenagem aos 141 anos de nascimento do seu patrono, Epiphanio da Fonseca Dória de Menezes, nascido em 7 de abril de 1884. Na oportunidade, também será comemorado o Dia Estadual do Livro e da Literatura, instituído pela Lei nº 6.580, de 6 de abril de 2009.  Toda a programação vai acontecer no auditório da Biblioteca, localizado na Rua Leonardo Leite – s/n°, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

O evento terá início às 9h com a abertura realizada por Juciene Maria Santos de Jesus, diretora da Biblioteca Epiphanio Dória; seguida pela palestra “O legado documental de Epiphanio Dória: por uma abordagem funcional dos arquivos pessoais”, ministrada pela Dra. Lorena de Oliveira Souza. Às 10h, será comemorado o Dia Estadual do Livro em Sergipe, com a professora Paula Tauana; e às 10h40, ocorrerá a participação especial dos estudantes do Centro de Excelência Epiphânio Dória, do município de Poço Verde.

Em seguida, representantes da Biblioteca Pública Municipal Epifânio Dória, também de Poço Verde, farão uma participação especial no evento. E às 11h30, o Grupo Teatral Mamulengo de Cheiroso irá apresentar a peça “Quem Vê Cara, Não Vê Coração”, culminando com o encerramento às 12h.

Continua após a publicidade
Anúncio

Juciene Maria Santos de Jesus, diretora da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, ressaltou a importância deste encontro: “Homenagear Epiphanio Dória é celebrar a essência da cultura sergipana. Sua trajetória e legado continuam a inspirar a promoção do conhecimento e o desenvolvimento da nossa sociedade,” frisou.

Legado de Epiphanio Dória

Continua após a publicidade
Anúncio

Epiphanio da Fonseca Dória de Menezes nasceu em 7 de abril de 1884, na Fazenda Barro Caído, atualmente parte do município de Tobias Barreto. Mesmo com apenas o ensino primário, sua paixão pela leitura e o espírito autodidata fizeram dele um notório bibliófilo, autor e diretor da biblioteca que hoje homenageia seu nome. Ao longo de sua vida, Dória foi um fervoroso defensor da alfabetização, fundando clubes de leitura e promovendo atividades culturais por diversas cidades sergipanas.

Sua atuação incluiu importantes funções, como a de deputado e a de amanuense, função que desempenhou antes de dedicar 35 anos à Biblioteca, onde atuou tanto como diretor quanto como bibliotecário. Seu rigor na preservação do acervo é um dos muitos aspectos que atestam sua dedicação ao conhecimento e à cultura.

O sonho de Epiphanio Dória de ver um espaço dedicado à difusão do saber foi concretizado em 1974, com a inauguração do moderno edifício da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, marco realizado durante a gestão do governador Paulo Barreto de Menezes. Tal gesto simboliza o reconhecimento à sua incansável contribuição para a promoção do conhecimento e da cultura em Sergipe.

Foto: Arquivo/Biblioteca Epiphânio Dória
Foto: Arquivo/Biblioteca Epiphânio Dória
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.