Nesta terça-feira (25), a Missão Europeia de Ciência e Tecnologia no Piauí esteve na Companhia Porto Piauí. O presidente da Companhia, Raimundo Dias, e a vice-presidente de Economia Pesqueira e Sustentabilidade Portuária, Maria Cristina, recepcionaram o grupo e apresentaram as instalações do local.
Na ocasião, foram visitadas as obras do Terminal Pesqueiro — já em fase de finalização — e a sede administrativa. Além disso, foram debatidos os valores, objetivos, cronograma e políticas que norteiam a construção da autoridade portuária do estado, recém-inaugurada pelo governador Rafael Fonteles.
“Viemos para conhecer um pouco do Porto Piauí, ver todas as fases do projeto e como isso vai favorecer a economia local, também em parceria com a União Europeia. Fomos muito bem recebidos aqui pelo presidente Raimundo Dias e pela vice-presidente Cristina e hoje a gente sai daqui conhecendo um pouco mais do porto e dos potenciais para a região”, afirmou Dhallys Mota, oficial de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil.
Durante o encontro, membros da missão oficial abordaram questões relacionadas às políticas de sustentabilidade colocadas em prática pelo projeto do Porto Piauí. A esse respeito, o presidente Raimundo Dias apontou para o fato de que o complexo portuário piauiense está sendo construído dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). “Isso torna a relação do Porto com o meio ambiente totalmente sustentável”, defende o presidente.
Raimundo Dias falou ainda sobre a importância de ter o complexo portuário alinhado ao Pacto Global. “Nós já surgimos entrando para o Pacto Global, o que possibilita ao Porto Piauí o acesso a recursos como cursos, workshops, e-books e toolkits, além de participar de eventos nacionais e internacionais que promovem o compartilhamento de boas práticas e a visibilidade de projetos inovadores no que diz respeito aos ODS”, acrescentou.
Mín. 21° Máx. 30°