Nesta sexta-feira (28), durante a solenidade do Março Mulher, o governador Rafael Fonteles e a secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, premiaram 15 órgãos estaduais que se destacaram no Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade por suas boas práticas.
Em reconhecimento às ações desenvolvidas ao longo da 4ª edição, durante 365 dias, para promover a igualdade de gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho, os órgãos receberam o selo do programa.
Juliana Marinho, do Instituto de Saneamento Básico do Piauí, celebrou a premiação, destacando que as principais temáticas da edição foram etarismo, assédio moral e a presença feminina no trabalho. “Esta premiação coroa dois anos de trabalho contínuo no órgão. Realizamos diversas ações mensais, como palestras e eventos de sensibilização para nossos colaboradores”, afirmou
Para o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, o selo representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe ao longo do ano. “Quando a Secretaria de Mulheres entrega o selo, ela não apenas valida nossos esforços, mas também afirma que nosso trabalho está alinhado com as práticas contemporâneas de gestão de pessoas”, disse.
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, João Xavier, lembrou que é a 2ª premiação recebida pelo órgão, na realização de boas práticas. “Isso é motivo de grande orgulho para nós, pois temos um comitê muito forte, e todo o reconhecimento é para esse comitê. Tenho percebido uma mudança significativa no comportamento das pessoas dentro do órgão, resultado dessas ações”, ressaltou.
A superintendente da Secretaria de Planejamento, Cíntia Bartz, também ressaltou a importância da premiação. ” A nossa secretaria sempre esteve engajada nesse projeto, que é extremamente interessante e nos faz refletir sobre questões de igualdade de gênero dentro do órgão”. Ela ainda citou o projeto Equidados , iniciativa criada pela secretaria baseada nas ações do programa.
O Governo do Piauí também recebeu uma premiação simbólica por promover a equidade de gênero, raça e diversidade na gestão pública. Na oportunidade, foi lançada a 5ª edição do programa, com a assinatura do termo de adesão, reafirmando o compromisso com uma gestão inclusiva e transformadora.
Confira os órgãos que receberam os selos da 4ª edição do Programa Pró-Equidade:
Mín. 19° Máx. 30°