A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu repelentes para serem distribuídos às gestantes, como forma de prevenção às arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Os repelentes já estão disponíveis para retirada nas unidades básicas de saúde.
Os repelentes são produtos de uso tópico que contêm substâncias para repelir insetos, reduzindo o risco de picadas de mosquitos, como o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Mesmo com o uso do produto, é importante manter outras ações preventivas para combater a proliferação do Aedes, como realizar semanalmente a vistoria semanal dentro da residência, eliminando e/ou fazendo a limpeza de recipientes que possam acumular água, como: garrafas, pneus, calhas, caixas d´água, ralos, pratos de vasos de plantas, entre outros.
A Prefeitura também continua intensificando as ações de combate ao mosquito, como: nebulização veicular e costal, borrifação residual intradomiciliar (BRI), limpeza urbana, mutirão dos agentes de saúde, instalação e manutenção das estações disseminadoras de larvicidas, entre outras.
Gestantes em acompanhamento pré-natal na rede municipal podem receber o produto, procurando a UBS de referência.
Na assistência, além dos repelentes para gestantes, a população de 10 a 14 anos pode receber a vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue, em todas as unidades básicas de saúde. Os atendimentos para casos suspeitos de dengue continuam sendo realizados no Centro de Hidratação para dengue, na Swift, diariamente 24h.
Mín. 20° Máx. 30°