Uma denúncia deverá ser apresentada pelo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, nesta semana, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A informação foi divulgada pelo colunista Tales Faria no UOL News. De acordo com a publicação, denúncia poderá ser apresentada até mesmo nesta segunda-feira (17).
Bolsonaro deve ser denunciado como principal beneficiário de uma rede que tentou impedir que Lula (PT) assumisse a presidência após as eleições.
"A expectativa do Supremo Tribunal Federal é que o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, apresente a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta semana.
Ministros têm comentado que a denúncia pela tentativa de golpe de Estado deve ocorrer até mesmo nesta segunda-feira, amanhã. Gonet disse aos ministros que já está 'com tudo pronto' para a denúncia", afirmou a publicação.
Aliados de Bolsonaro acreditam que Paulo Gonet solicite as penas mais altas, o que poderia levar o ex-presidente da República a responder a crimes que acumulariam até 28 anos de prisão.
Neste momento, o PGR decidiu ainda não apresentar denúncias referentes as situações sobre o desvio das joias e a fraude nos cartões de vacina, fazendo com que a peça tenha foco exclusivo na articulação de atos golpistas.
"Gonet preparou uma denúncia detalhada, um passo a passo com eventos que ligariam Bolsonaro a militares golpistas de alta patente.
Apontou que a intenção era que o ex-presidente permanecesse no cargo mesmo após ter sido derrotado por Lula nas urnas", completou.
Mín. 19° Máx. 30°