A equipe da Secretaria das Mulheres (Sempi) participou, nessa segunda-feira (26), de palestra com o tema “Regimes de Casamento e sua Interface com a Violência Doméstica”, promovida pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em Teresina. A ação integra o Programa Florescer, uma iniciativa do TRE comprometida com a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica, no ambiente de trabalho, visando proteger magistradas e servidoras.
A palestra foi apresentada pela defensora pública Rosa Mendes Viana Formiga, especialista em Direito de Família. Durante o evento, foi abordado como os regimes de casamento podem impactar as relações familiares e contribuir para cenários de vulnerabilidade, reforçando a necessidade de ações educativas e preventivas.
Durante o evento, a psicóloga Josélia Brito, do Centro de Referência para as Mulheres Francisca Trindade, reforçou a importância de iniciativas como essa ao afirmar que: “Promover eventos que abordem a interface entre questões jurídicas e sociais é essencial para ampliar a conscientização sobre a violência doméstica. Esse é um espaço onde mulheres podem se sentir fortalecidas, tanto pelo conhecimento compartilhado quanto pela rede de apoio que se constrói. A luta contra a violência não é individual, ela precisa ser coletiva e estratégica, e ações como esta são fundamentais para impulsionar mudanças reais na sociedade”.
Além de oferecer informações jurídicas, a palestra também destacou a importância da promoção da equidade, dignidade e proteção às mulheres, pilares centrais do Programa Florescer.
A cartilha com informações sobre o tema da palestra e outras ações do programa estão disponíveis para consulta na página oficial do Florescer no site do TRE-PI, no link: Programa Florescer
Mín. 19° Máx. 25°