A Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (Cecar), coordenada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresenta os resultados da última pesquisa anual sobre o uso de geoinformação por órgãos do Governo Estado da Bahia, relativa ao ano de 2024. A Pesquisa Cecar 2024 aponta crescimento de 34 para 49 no número de instituições do executivo estadual que declaram utilizar a geoinformação para o desenvolvimento das suas atividades.
O objetivo do trabalho é apoiar o processo de integração de produtores e usuários de geoinformação do Estado da Bahia em um único ponto de acesso: o Geoportal Bahia. Para isso, a pesquisa identifica os órgãos da administração estadual que fazem uso da geoinformação em suas atividades e investiga o perfil das equipes e das ferramentas de software utilizadas. Este reconhecimento permite agregar novos parceiros à rede de colaboração, fortalecendo a Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado da Bahia (IDE-Bahia).
Realizada desde 2021, a pesquisa ganhou maior alcance a partir de 2023, com o uso de formulários eletrônicos enviados por meio do sistema SEI Bahia.
Entre os destaques da edição 2024, está o aumento de 48 para 65 no número de instituições respondentes e a confirmação de 123 servidores — 95 efetivos e 28 comissionados — atuando com geoinformação nas equipes técnicas, dentro de um total de 176 profissionais.
Além dos dados quantitativos, o levantamento traz informações sobre o perfil de uso da geoinformação, a integração entre equipes de geotecnologia e tecnologia da informação, as ferramentas de software utilizadas, os vínculos profissionais e as principais necessidades de apoio identificadas pelas instituições.
A íntegra da Pesquisa Cecar 2024 está disponível para acesso público no item "Pesquisa CECAR", da opção "Novidades", na página principal do portal SEIGEO .
Fonte
Ascom/SEI
Mín. 19° Máx. 27°