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Capacitação da Desenvolve-SE forma profissionais para decisões públicas mais eficientes em Sergipe

Formação em Análise Custo-Benefício e Alternativas de Contratação qualifica técnicos e servidores públicos para a avaliação de projetos estruturais...

23/05/2025 às 15h45
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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Curso vai contribuir para melhoria em execução de investimentos públicos. | Fotos: Ascom/Desenvolve-SE
Curso vai contribuir para melhoria em execução de investimentos públicos. | Fotos: Ascom/Desenvolve-SE

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) concluiu, nesta sexta-feira, 23, a capacitação em Análise Custo-Benefício e Alternativas de Contratação, voltada a técnicos e servidores públicos de Sergipe. Realizado em duas etapas — online e presencial —, o curso reuniu participantes ao longo de quatro dias de imersão teórica e prática, com foco no aperfeiçoamento das competências analíticas e estratégicas aplicadas à formulação de projetos públicos.
 
Durante o curso, foram analisados projetos selecionados pelo Estado, com destaque para a aplicação de metodologias de avaliação distributiva e alternativas de contratação que garantem maior eficiência e retorno para a sociedade. Além disso, foram apresentados os resultados de uma mentoria especializada, que poderá servir de subsídio para as decisões da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) no projeto da nova ponte que ligará Aracaju à Barra dos Coqueiros.

Segundo o diretor de Parcerias Estratégicas da Desenvolve-SE, Bruno Sad, o curso é uma oportunidade valiosa para aprimorar competências analíticas e fortalecer a qualidade dos projetos socioeconômicos desenvolvidos em Sergipe. “Essa ferramenta é de extrema importância e está sendo implementada em todo o Brasil para garantir decisões mais racionais e quantitativas sobre projetos e seus meios de viabilização. Dessa forma, podemos estruturar projetos que não só tragam retorno econômico para a comunidade e sociedade, mas também sejam efetivos”, explicou.

Para a assessora técnica da Sedurbi, Joana Cândida, a análise de custo-benefício é um instrumento muito importante para os diversos projetos e intervenções realizadas pela secretaria nos municípios sergipanos. “Aprender essa técnica vai ajudar bastante a desenvolver o nosso trabalho, tornando-o cada vez mais criterioso. Conhecer mais sobre essa metodologia nos permite avaliar os projetos com mais profundidade e entregar resultados mais eficazes e de maior impacto social”, afirmou.
 
A gerente de planejamento técnico do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE), Anne Karoline Santos, corrobora com uma visão mais técnica dos projetos. “Uma análise mais minuciosa dos investimentos enriquece e fortalece a gestão pública. A população também sai beneficiada, já que as obras realizadas serão, de fato, aquelas que realmente valem a pena. Acredito que todo o conhecimento que o professor Fabiano tem compartilhado com a equipe, é de grande valor para todos nós”, ressaltou.

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O curso de atualização foi ministrado pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Dr. Fabiano Mezadre Pompermayer, especialista em avaliação socioeconômica, que trouxe uma abordagem prática e fundamentada em experiências reais de políticas públicas implementadas em todo o país. A capacitação faz parte das ações estratégicas da Desenvolve-SE para estimular o crescimento sustentável do estado e contribuir com a modernização da gestão pública.

Fotos: Ascom/Desenvolve-SE
Fotos: Ascom/Desenvolve-SE
Fotos: Ascom/Desenvolve-SE
Fotos: Ascom/Desenvolve-SE
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