O Programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 15, será um ‘esquenta’ para as eliminatórias do VIII Festival de Música da Paraíba. Na playlist, músicas que ficaram em primeiro lugar nas edições do evento e também os artistas que conquistaram a premiação de Melhor Intérprete.
Editado e apresentado pelo jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira, o Espaço Cultural vai ao ar das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara FM (105,5). Este ano, o FMPB prestará homenagens aos paraibanos Cassiano e Glorinha Gadelha. As eliminatórias serão dias 22 e 23, no Teatro Municipal de Campina Grande. A finalíssima ocorrerá dia 31, no Teatro de Arena, em João Pessoa.
O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.
O primeiro bloco desta quinta-feira terá na playlist as canções vencedoras das três primeiras edições do Festival. ‘Imprópria’ e ‘Carta pra Maria’, de Chico Limeira, ficaram em primeiro lugar em 2018 e 2019, respectivamente. E Chico conquistou as premiações de Melhor Intérprete nas duas edições.
Em 2020, quem venceu foi a canção ‘Cê não faz’, de Bixarte e Fúria Negra. Nesta terceira edição do festival, a premiação de Melhor Intérprete foi para Filosofino, que defendeu ‘Manifesto dos cantos’. O Festival de Música da Paraíba é uma realização do Governo do Estado, através da Funesc, EPC e Secom.
O segundo bloco contará com os vencedores e melhores intérpretes das edições de 2021, 2022, 2023 e 2024. João Carlos Júnior foi primeiro lugar, melhor intérprete e ainda teve o prêmio do Júri Popular ao defender a canção ‘Você viu’. No ano seguinte, Priscilla Cler também foi melhor intérprete e ficou em primeiro lugar por ‘Bocaberta’.
E em 2023, Bianca Costa foi a intérprete de ‘Dona Maria’ e ficou em primeiro lugar no festival. A premiação de Melhor Intérprete ficou com João Carlos Júnior, por ‘Homem branco’. Ano passado, o grande vencedor foi Filosofino. Ao defender ‘Quilombo Groove’, ele ficou em primeiro lugar e foi premiado como Melhor Intérprete.
Mín. 18° Máx. 30°