Segunda, 12 de Maio de 2025
18°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Piauí

Instituto de Cidadania Digital participa da 3ª Semana Nacional do Registre-se em Teresina

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, participará da 3ª Semana Nacional do Registre-se, que ...

11/05/2025 às 09h06
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, participará da 3ª Semana Nacional do Registre-se, que será realizada, entre os dias 12 e 16 de maio, no prédio do Tribunal de Justiça do Piauí, localizado no bairro Cabral, em Teresina. Os atendimentos ocorrerão de segunda (12) a sexta-feira (16), das 8h às 12h.

A Semana Nacional do Registre-se é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada simultaneamente em todas as capitais do país. A ação tem como objetivo principal emitir certidões de nascimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo o acesso aos direitos básicos de cidadania.

Durante a ação, além da atualização da certidão, os cidadãos poderão emitir gratuitamente a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e o CPF. A emissão da primeira via da CIN, assim como a substituição do antigo RG pelo novo modelo, é gratuita.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a emissão do documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento atualizada, com selo de verificação e número de matrícula, CPF e comprovante de endereço. Nos casos em que o cidadão ainda não possui CPF, o Instituto realizará a emissão no momento do atendimento.

Segundo o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, ações como esta são fundamentais para ampliar o acesso da população aos serviços públicos. “A carteira de identidade é a porta de entrada para os serviços do governo. Facilitar sua emissão e levar o serviço mais perto da população é essencial para garantir o acesso às políticas públicas”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.