O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), realizará no dia 12 de maio, às 8h, no auditório da própria secretaria, o 2º Encontro Estadual sobre Fibromialgia. A ação de conscientização também conta com mais uma etapa do Projeto Acolher, que neste mês amplia sua atuação com uma programação especial voltada ao acolhimento, bem-estar e valorização das pessoas com fibromialgia.
A iniciativa é uma continuidade do compromisso firmado pela Seasic na edição anterior do encontro, promovida em 2024, reunindo novamente pessoas com fibromialgia, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e gestores públicos. O objetivo é fomentar a escuta qualificada, debater políticas públicas inclusivas e fortalecer a rede de cuidados para quem convive com a síndrome.
“A fibromialgia impacta profundamente a vida das pessoas, e é papel do poder público construir caminhos que assegurem direitos, acolhimento e qualidade de vida. Este segundo encontro é uma oportunidade para avaliarmos os avanços conquistados desde o ano passado e definirmos novas metas a partir das demandas da própria população”, destacou a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.
A programação do evento contará com apresentações institucionais e palestras técnicas. A representante da Secretaria de Estado da Saúde, Sanawá Rodrigues, fará uma devolutiva sobre a confecção das carteirinhas de identificação para pessoas com fibromialgia, além de apresentar dados sobre o quantitativo produzido até o momento. O especialista em dor crônica, Érico Augusto Barreto Monteiro, e a psicóloga Raquel Cristina também conduzirão palestras, seguidas de depoimentos de mulheres com fibromialgia, como a escritora Missandra Almeida. Ao final, será aberto um espaço de diálogo com perguntas da comunidade.
Além do encontro do dia 12, o Projeto Acolher segue com atividades em três edições do Espaço Cuidar, no bairro Santa Maria, no dia 14, e no bairro Bugio, nos dias 21 e 28 deste mês. As ações incluem rodas de conversa, práticas de arte-terapia, ações da CIPOFIBRO e palestras sobre aspectos psicológicos e emocionais da fibromialgia.
Com essa iniciativa, o Governo de Sergipe reafirma seu compromisso com a inclusão, a escuta ativa e o fortalecimento de políticas públicas que promovam o bem-estar e o respeito às diversidades.
Serviço
O quê: 2º Encontro Estadual sobre Fibromialgia;
Quando: 12 de maio (segunda-feira), às 8h;
Onde:Auditório da Seasic, avenida Hermes Fontes, 2120, Luzia.
Mín. 18° Máx. 30°