Nesta sexta-feira (9), a abertura da programação do Maio de Práticas Integrativas em Camaçari foi marcada com a prática de Lian Gong. Realizada na Associação de Moradores de Buris de Abrantes, a atividade é a primeira de um mês inteiro de ações promovidas pela Secretaria de Saúde (Sesau) com o intuito de difundir as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Entre os participantes esteve Alexandra Andrade, aposentada de 54 anos, moradora da localidade de Fonte da Caixa. Ela compartilhou sua experiência com as PICS, destacando os benefícios que a prática trouxe à sua vida. “Participo das PICS há um ano e me ajudaram muito na diminuição da aceleração mental, a focar mais as coisas e a relaxar. No meu dia a dia, isso tem sido essencial, ajudando até na redução de medicação”, contou com entusiasmo.
Alira Morais, musicista de 66 anos, também relatou como as práticas influenciaram positivamente sua saúde. “Muito bom. Melhorou a minha disciplina de cuidar de mim mesma e de fazer exercício. Perdi o medo de andar de elevador sozinha, e já fui até o 5º andar, coisa que antes eu não conseguia fazer. Agora, pego com a maior tranquilidade”, disse a moradora do Phoc de Abrantes, que participa das atividades desde 2012 e agora incentiva a experiência para todos. “É bom demais, recomendo”, completou.
A atividade foi conduzida por Alberto Molteni, médico acupunturista e instrutor de QiGong, que atua na rede municipal com as PICS. Ele explicou o conceito e os benefícios do Lian Gong. “É uma prática que tem origem na medicina chinesa e também na medicina oriental. Tem algumas posturas que trabalhamos que têm milhares de anos que o povo chinês já fazia para tratar e prevenir doenças, sobretudo as articulares e funcionais dos órgãos internos. A gente trabalha com a respiração, a intenção e mente, que é o que possibilita a vida, os movimentos físicos voluntários e involuntários, as emoções. Então, quando fazemos essas práticas, procuramos o melhor funcionamento do organismo, que a pessoa se sinta melhor, que alivie as dores”, detalhou, ao destacar a importância da programação do Maio de Práticas Integrativas para difusão entre a população.
A abertura da programação do Maio de Práticas Integrativas foi prestigiada pela subsecretária de Saúde, Gabriela Mendes. Durante todo o mês vão ser realizadas uma série de atividades que, além de compartilhar conhecimento sobre as PICS, serão oportunidades para as pessoas experimentarem terapias alternativas e promoverem o autocuidado. As ações incluem rodas de terapia comunitária, yoga e abordagens com plantas medicinais voltadas para a saúde da mulher.
Dentre os destaques do mês, está a realização das Feiras de Práticas Integrativas, que acontecerão no dia 21 de maio. Na sede do município, o evento será no Horto de Camaçari Linaldo da Silva; e na orla, na Praça Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros), em Arembepe. Nesses espaços, o público poderá acessar uma série de atividades, informações e terapias alternativas. Além disso, haverá também feiras de PICS nas Academias da Saúde do município.
Maio é um mês simbólico para a saúde pública, pois é o período em que se comemora o aniversário da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada pela Portaria GM/MS n.º 971, de 3 de maio de 2006. Esta política é um marco para a institucionalização das PICS no SUS, sendo um importante avanço no cuidado integral à saúde da população.
As PICS englobam uma série de terapias baseadas em conhecimentos tradicionais e medicinas alternativas, com o objetivo de tratar e prevenir diversas doenças. Essas abordagens estimulam os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, promovendo um cuidado que vai além dos tratamentos convencionais, com foco no vínculo terapêutico e no equilíbrio entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente.
Atualmente, o SUS oferece 29 diferentes práticas integrativas, que incluem desde terapias mais conhecidas, como acupuntura e homeopatia, até abordagens mais recentes, como terapia comunitária integrativa e Reiki. Outras opções incluem, ainda, aromaterapia, yoga, plantas medicinais, cromoterapia, todas voltadas para a promoção do bem-estar e da saúde integral.
Confira, abaixo, a programação do Maio de Práticas Integrativas:
14 de maio
9h
Roda de Terapia Comunitária
Local: Associação de Moradores de Catu de Abrantes
15 de maio
9h às 12h
Auriculoterapia
Roda de conversa sobre plantas medicinais (com convite de troca de mudas)
Dança circular
13h às 17h
Auriculoterapia
Roda de conversa sobre higiene do sono
Prática de meditação
Local: USF Novo Horizonte
16 de maio
8h15
Lian Gong
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
19 de maio
8h30
Local: UBS Vila de Abrantes
Yoga (levar toalha para deitar no chão)
19 de maio
9h
Local: USF Jardim Limoeiro 2
Plantas Medicinais na Saúde da Mulher
19 de maio
14h30
Local: UBS Vila de Abrantes
Roda de Terapia Comunitária
21 de maio
8h às 16h
Local: Horto de Camaçari
Feira de Práticas Integrativas
Programação:
8h30 – Banho de Floresta
9h15 – Lian Gong
10h – Yoga
11h – Terapia do Som
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h30 – Fitoterapia e plantas medicinais
14h30 – Terapia do Som
15h30 – Meditação
16h – Encerramento
8h às 16h – Auriculoterapia e ventosaterapia
8h às 16h – Feira de Economia Solidária
21 de maio
8h às 12h
Local: Praça dos Coqueiros – Arembepe
Feira de Práticas Integrativas da Costa
Programação:
8h – Abertura
8h15 – Lian Gong
8h15 às 12h – Auriculoterapia
8h15 às 12h – Massagem podal
9h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
11h – Lian Gong
11h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
8h às 12h – 3ª Feira de Economia Solidária da Academia da Saúde da Costa
23 de maio
9h
Local: USF Phoc/ Caic
Plantas Medicinais na Saúde da Mulher
26 de maio
8h às 12h
Local: Academia da Saúde de Fonte das Águas
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde – Orla
Programação:
8h – Abertura
9h às 12h – Auriculoterapia
9h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
11h – Reiki
26 de maio
8h15
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
Lian Gong
27 de maio
8h às 15h
Local: Academia de Saúde da Sede (Ponto Certo)
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde – Sede
Programação:
8h30 – Meditação
9h30 – Lian Gong
10h – Auriculoterapia
10h – Auriculoterapia Francesa
10h – Ventosa
13h30 – Auriculoterapia
13h30 – Auriculoterapia Francesa
13h30h – Ventosa
27 de maio
8h15
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
Yoga
27 de maio
a partir de 8h
Local: Multicentro de Saúde de Monte Gordo
Programação:
Fala de abertura: o SUS e as PICS
Lian Gong
Auriculoterapia
Terapia do som
28 de maio
8h às 12h
Local: Faculdade Anhanguera
Oficina de Fitoterapia Tradicional com Agentes Comunitários de Saúde
Mín. 18° Máx. 30°