Reunião com especialistas marca novo momento para a gestão da segurança no município
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, reuniu autoridades locais e pesquisadores renomados de universidades públicas brasileiras para uma análise estratégica das ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) no mês de fevereiro de 2025. A reunião contou com membros da secretaria de segurança e os pesquisadores Pablo Nunes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e Bárbara Sofia Félix Duarte, doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Durante a reunião, foi apresentada uma análise preliminar dos boletins de ocorrência da Guarda Municipal do fevereiro deste ano, que revelou uma transformação significativa no perfil das demandas enfrentadas pela corporação. De acordo com a avaliação dos pesquisadores, as atuações das equipes estão além da segurança patrimonial, elas têm se concentrado em situações de alta complexidade social. Segundo a avaliação, uma parcela expressiva das ocorrências atendidas pelos guardas municipais tem sido casos relacionados às crises de saúde mental, episódios de violência doméstica, apoio a instituições da rede pública e atendimento a populações em situação de vulnerabilidade.
Segundo o pesquisador Pablo Nunes esses dados podem auxiliar na abordagem das equipes. “Essa é uma das primeiras experiências no Brasil em que uma Guarda Municipal sistematiza dados de sua atuação com esse grau de rigor e compromisso técnico. O que está sendo feito em Petrolina pode virar referência para o país”, disse. A pesquisadora Bárbara Sofia, afirmou que a qualidade da informação é condição básica para qualquer ação eficaz. “Petrolina está dando um passo fundamental ao reconhecer isso e se comprometer com um processo institucional de produção de evidências”, destacou.
A partir das informações sistematizadas, o grupo discutiu sobre a coleta de dados operacionais da Guarda Municipal, estabelecendo indicadores mínimos obrigatórios. A proposta pretende garantir mais qualidade, transparência e continuidade na gestão da segurança pública. O encontro reforça o protagonismo de Petrolina na construção de soluções inovadoras na área da segurança pública, com base na cooperação entre a gestão pública e a comunidade científica. Os dados coletados também deverão subsidiar o futuro Plano Municipal de Segurança Pública, além de orientar ações preventivas mais eficientes nos bairros e comunidades da cidade.
Mín. 18° Máx. 31°