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Dia Nacional do Turismo destaca a força do setor e o potencial turístico de Sergipe

Tratado como política pública de Estado pelo governo sergipano, turismo movimenta mais de 50 segmentos, gerando emprego e renda, e fortalecendo, as...

08/05/2025 às 13h21
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
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No litoral norte de Sergipe, a Praia de Ponta dos Mangues, em Pacatuba, é um um paraíso natural que encanta os turistas / Foto: Max Carlos/Setur
No litoral norte de Sergipe, a Praia de Ponta dos Mangues, em Pacatuba, é um um paraíso natural que encanta os turistas / Foto: Max Carlos/Setur

O Dia Nacional do Turismo é comemorado neste 8 de maio. A data celebra a diversidade cultural, histórica e natural do Brasil, um dos países mais ricos em atrativos turísticos do mundo e que oferece experiências únicas para todos os gostos: de praias paradisíacas a cidades históricas, assim como destinos de ecoturismo e de base comunitária, que valorizam tradições locais. Em Sergipe, a grande variedade de atrativos e roteiros turísticos torna o estado, conhecido como o ‘País do Forró’, um destino rico em experiências autênticas.

Sergipe encanta pelas belezas naturais, com destaque para o turismo sol e praia, mas, também, cativa pelas riquezas culturais, deliciosa gastronomia e hospitalidade acolhedora, oferecendo aos turistas atrativos diversos e diferenciados. Inicialmente, ressalte-se a capital, Aracaju, porta de entrada do estado, que reúne belas praias, entre elas, a da Atalaia, onde fica a orla mais bonita e bem-equipada do Brasil, com vários bares e restaurantes, inclusive com centros culturais.

O interior do estado, por sua vez, reserva experiências inesquecíveis. Há o turismo histórico nas cidades de Laranjeiras e São Cristóvão, onde casarões e igrejas centenárias revelam a herança do período colonial. Enquanto as praias do litoral sul, como Saco e Abaís, em Estância, e do litoral norte, como Ponta dos Mangues, em Pacatuba, encantam com paisagens paradisíacas, mesclando dunas e mar de águas mornas e calmas, além da culinária baseada em frutos do mar. Já em Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano, o Cânion de Xingó impressiona pela grandiosidade das paredes rochosas de até 50 metros de altura e que pode ser explorado em passeios de catamarã no Rio São Francisco. E é importante falar da gastronomia, que tem o caranguejo uçá, o amendoim cozido, a castanha de caju, todos esses Patrimônios Culturais e Imateriais de Sergipe, além de outras delícias que levam o tempero sergipano.

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Transformação

Toda essa diversidade foi ainda mais exaltada quando, em 2023, o atual Governo de Sergipe passou a tratar o turismo como política pública de Estado. O investimento saltou de R$ 400 mil para R$ 15 milhões, o que possibilitou uma transformação no setor. De lá para cá, foram implementadas ações estratégicas para divulgar e promover o destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do país. Para tanto, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tem participado das mais importantes feiras de turismo nacionais e internacionais, realizado campanhas publicitárias e feito parcerias com vários órgãos e entidades, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), o Instituto Banese, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), entre outros, além de operadoras de turismo e companhias aéreas.
 
As iniciativas resultaram num crescimento de 300% na procura por Sergipe como destino turístico para a alta temporada. O levantamento Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira, feito pelo Ministério do Turismo (MTur) por meio da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, apontou que esse salto percentual eleva Sergipe entre os destinos mais desejados por brasileiros para viajar a lazer nesse período.
 
Destaque, ainda, o aumento expressivo do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. Em 2024, foi registrado o melhor resultado em relação aos últimos dez anos. A Aena Brasil, empresa que administra a unidade aeroportuária na capital sergipana, divulgou que o número de embarques e desembarques no ano passado foi 9,4% maior que em 2023, configurando o melhor percentual para um ano desde 2014.
 
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, evidencia que a gestão focada em planejamento estratégico e em direcionar investimentos reforça que o turismo é um motor de desenvolvimento econômico e social. Assim, a partir das ações da Setur, a gestão estadual não apenas aumentou a visibilidade do estado, mas, também, impulsionou a economia local, gerando empregos e renda, além de fortalecer a identidade cultural sergipana. “Essas ações refletem o compromisso do governo em transformar o turismo em uma ferramenta eficaz para o crescimento do nosso estado, além de posicioná-lo como um destino competitivo no cenário nacional”, destaca.
 
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, também conceitua o turismo como uma ferramenta poderosa de transformação. Ele afirma que o Governo do Estado, sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, ao tratar o turismo como política pública de Estado, demonstra um compromisso sério com o desenvolvimento da economia. Segundo ele, essa abordagem não apenas fortalece a infraestrutura turística, mas, também, gera empregos e fomenta o empreendedorismo local.
 
“Estamos prontos para aproveitar as oportunidades que estão surgindo sob a liderança do governador Fábio Mitidieri. Estamos animados com as perspectivas futuras e confiantes de que, com esse apoio, conseguiremos atrair ainda mais visitantes e promover o turismo em nosso estado. Acreditamos que essa visão integrada e estratégica é fundamental para posicionar Sergipe como um destino turístico de destaque no Brasil”, expressa.
 
Bons frutos

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Elizabete Ribeiro, proprietária da Beth Casa de Taipa, estabelecimento que comercializa artesanato há 20 anos no Mercado Thalez Ferraz, conta que, com a valorização do turismo local, sente que o interesse pelo artesanato sergipano cresceu. “Nunca vivi um momento tão bom no turismo como de 2023 para cá. Inclusive, parabenizo o governador Fábio Mitidieri pelo empenho e apoio ao turismo. Afinal, quando o governo apoia o turismo, toda a cadeia ganha, desde a produção até a venda. Antes, tínhamos que esperar a alta temporada para ter uma movimentação melhor, mas, de lá para cá, essa movimentação é constante. É comum recebermos turistas que buscam peças que representem a cultura do nosso estado”, diz.
 
A empresária revela, ainda, que, com o aumento das vendas, também está sendo possível a contratação de mais funcionários, contribuindo, assim, para a geração de emprego. “Como também comercializamos adereços para decoração junina, além de sandálias e chapéus de couro, contratamos mais pessoas para trabalhar conosco. Estávamos com 14 funcionários e, nesta semana, contratamos mais dois, mas ainda pretendemos contratar mais três”, revela.
 
Já Júlia Dantas é estreante no setor. Há apenas cinco meses, ela tem uma loja de artesanato no Mercado Thales Ferraz, a Casa Sergipe. A comerciante explica que, apesar do pouco tempo, observa grande movimento desde que iniciou o negócio. “Com a valorização do turismo local, sinto que o interesse pelo nosso artesanato cresceu. Aqui, nessa região dos mercados, que também é um dos pontos turísticos de Aracaju, o movimento na minha loja é constante. Não é só a venda que cresce, mas, também, o valor que a gente sente diante do nosso trabalho”, considera.
 
Outro exemplo é Givalda Alves, que vende churrasquinho há 14 anos na área dos mercados centrais, de quarta-feira a sábado, das 9h às 17h, e, aos domingos, das 9h às 13h. Aliás, segundo a vendedora, este é o dia de mais movimento, porque muitos turistas visitam o local. Ela comenta, inclusive, que, há mais de dois anos, percebe que o movimento melhorou bastante. “Com a cidade recebendo mais turistas, as vendas aumentaram. Antes, eu vendia poucos espetinhos por dia, mas, há algum tempo, nos finais de semana, o movimento é bem maior. Para a gente que depende do comércio, é um alívio. Realmente, o turismo está trazendo mais oportunidades para todo mundo”, frisa.
 

A empresária Elizabete Ribeiro: “Nunca vivi um momento tão bom no turismo como de 2023 para cá” / Foto: Autimira Menezes/Setur
A empresária Elizabete Ribeiro: “Nunca vivi um momento tão bom no turismo como de 2023 para cá” / Foto: Autimira Menezes/Setur
Givalda Alves, vendedora de churrasquinhos:
Givalda Alves, vendedora de churrasquinhos: "Realmente, o turismo está trazendo mais oportunidades para todo mundo" / Foto: Autimira Menezes/SE
Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, é um dos mais surpreendentes atrativos turísticos de Sergipe / Foto: Max Carlos/Setur
Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, é um dos mais surpreendentes atrativos turísticos de Sergipe / Foto: Max Carlos/Setur
Caranguejo uçá, Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, é uma das delícias mais famosas do Estado / Foto: Max Carlos/Setur
Caranguejo uçá, Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, é uma das delícias mais famosas do Estado / Foto: Max Carlos/Setur
Cresce número de turistas que vêm a Sergipe, em busca da variedade de atrativos e roteiros turísticos e culturais / Foto: Max Carlos/Setur
Cresce número de turistas que vêm a Sergipe, em busca da variedade de atrativos e roteiros turísticos e culturais / Foto: Max Carlos/Setur
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