O Dia Nacional do Turismo é comemorado neste 8 de maio. A data celebra a diversidade cultural, histórica e natural do Brasil, um dos países mais ricos em atrativos turísticos do mundo e que oferece experiências únicas para todos os gostos: de praias paradisíacas a cidades históricas, assim como destinos de ecoturismo e de base comunitária, que valorizam tradições locais. Em Sergipe, a grande variedade de atrativos e roteiros turísticos torna o estado, conhecido como o ‘País do Forró’, um destino rico em experiências autênticas.
Sergipe encanta pelas belezas naturais, com destaque para o turismo sol e praia, mas, também, cativa pelas riquezas culturais, deliciosa gastronomia e hospitalidade acolhedora, oferecendo aos turistas atrativos diversos e diferenciados. Inicialmente, ressalte-se a capital, Aracaju, porta de entrada do estado, que reúne belas praias, entre elas, a da Atalaia, onde fica a orla mais bonita e bem-equipada do Brasil, com vários bares e restaurantes, inclusive com centros culturais.
O interior do estado, por sua vez, reserva experiências inesquecíveis. Há o turismo histórico nas cidades de Laranjeiras e São Cristóvão, onde casarões e igrejas centenárias revelam a herança do período colonial. Enquanto as praias do litoral sul, como Saco e Abaís, em Estância, e do litoral norte, como Ponta dos Mangues, em Pacatuba, encantam com paisagens paradisíacas, mesclando dunas e mar de águas mornas e calmas, além da culinária baseada em frutos do mar. Já em Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano, o Cânion de Xingó impressiona pela grandiosidade das paredes rochosas de até 50 metros de altura e que pode ser explorado em passeios de catamarã no Rio São Francisco. E é importante falar da gastronomia, que tem o caranguejo uçá, o amendoim cozido, a castanha de caju, todos esses Patrimônios Culturais e Imateriais de Sergipe, além de outras delícias que levam o tempero sergipano.
Transformação
Toda essa diversidade foi ainda mais exaltada quando, em 2023, o atual Governo de Sergipe passou a tratar o turismo como política pública de Estado. O investimento saltou de R$ 400 mil para R$ 15 milhões, o que possibilitou uma transformação no setor. De lá para cá, foram implementadas ações estratégicas para divulgar e promover o destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do país. Para tanto, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tem participado das mais importantes feiras de turismo nacionais e internacionais, realizado campanhas publicitárias e feito parcerias com vários órgãos e entidades, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), o Instituto Banese, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), entre outros, além de operadoras de turismo e companhias aéreas.
As iniciativas resultaram num crescimento de 300% na procura por Sergipe como destino turístico para a alta temporada. O levantamento Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira, feito pelo Ministério do Turismo (MTur) por meio da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, apontou que esse salto percentual eleva Sergipe entre os destinos mais desejados por brasileiros para viajar a lazer nesse período.
Destaque, ainda, o aumento expressivo do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. Em 2024, foi registrado o melhor resultado em relação aos últimos dez anos. A Aena Brasil, empresa que administra a unidade aeroportuária na capital sergipana, divulgou que o número de embarques e desembarques no ano passado foi 9,4% maior que em 2023, configurando o melhor percentual para um ano desde 2014.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, evidencia que a gestão focada em planejamento estratégico e em direcionar investimentos reforça que o turismo é um motor de desenvolvimento econômico e social. Assim, a partir das ações da Setur, a gestão estadual não apenas aumentou a visibilidade do estado, mas, também, impulsionou a economia local, gerando empregos e renda, além de fortalecer a identidade cultural sergipana. “Essas ações refletem o compromisso do governo em transformar o turismo em uma ferramenta eficaz para o crescimento do nosso estado, além de posicioná-lo como um destino competitivo no cenário nacional”, destaca.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, também conceitua o turismo como uma ferramenta poderosa de transformação. Ele afirma que o Governo do Estado, sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, ao tratar o turismo como política pública de Estado, demonstra um compromisso sério com o desenvolvimento da economia. Segundo ele, essa abordagem não apenas fortalece a infraestrutura turística, mas, também, gera empregos e fomenta o empreendedorismo local.
“Estamos prontos para aproveitar as oportunidades que estão surgindo sob a liderança do governador Fábio Mitidieri. Estamos animados com as perspectivas futuras e confiantes de que, com esse apoio, conseguiremos atrair ainda mais visitantes e promover o turismo em nosso estado. Acreditamos que essa visão integrada e estratégica é fundamental para posicionar Sergipe como um destino turístico de destaque no Brasil”, expressa.
Bons frutos
Elizabete Ribeiro, proprietária da Beth Casa de Taipa, estabelecimento que comercializa artesanato há 20 anos no Mercado Thalez Ferraz, conta que, com a valorização do turismo local, sente que o interesse pelo artesanato sergipano cresceu. “Nunca vivi um momento tão bom no turismo como de 2023 para cá. Inclusive, parabenizo o governador Fábio Mitidieri pelo empenho e apoio ao turismo. Afinal, quando o governo apoia o turismo, toda a cadeia ganha, desde a produção até a venda. Antes, tínhamos que esperar a alta temporada para ter uma movimentação melhor, mas, de lá para cá, essa movimentação é constante. É comum recebermos turistas que buscam peças que representem a cultura do nosso estado”, diz.
A empresária revela, ainda, que, com o aumento das vendas, também está sendo possível a contratação de mais funcionários, contribuindo, assim, para a geração de emprego. “Como também comercializamos adereços para decoração junina, além de sandálias e chapéus de couro, contratamos mais pessoas para trabalhar conosco. Estávamos com 14 funcionários e, nesta semana, contratamos mais dois, mas ainda pretendemos contratar mais três”, revela.
Já Júlia Dantas é estreante no setor. Há apenas cinco meses, ela tem uma loja de artesanato no Mercado Thales Ferraz, a Casa Sergipe. A comerciante explica que, apesar do pouco tempo, observa grande movimento desde que iniciou o negócio. “Com a valorização do turismo local, sinto que o interesse pelo nosso artesanato cresceu. Aqui, nessa região dos mercados, que também é um dos pontos turísticos de Aracaju, o movimento na minha loja é constante. Não é só a venda que cresce, mas, também, o valor que a gente sente diante do nosso trabalho”, considera.
Outro exemplo é Givalda Alves, que vende churrasquinho há 14 anos na área dos mercados centrais, de quarta-feira a sábado, das 9h às 17h, e, aos domingos, das 9h às 13h. Aliás, segundo a vendedora, este é o dia de mais movimento, porque muitos turistas visitam o local. Ela comenta, inclusive, que, há mais de dois anos, percebe que o movimento melhorou bastante. “Com a cidade recebendo mais turistas, as vendas aumentaram. Antes, eu vendia poucos espetinhos por dia, mas, há algum tempo, nos finais de semana, o movimento é bem maior. Para a gente que depende do comércio, é um alívio. Realmente, o turismo está trazendo mais oportunidades para todo mundo”, frisa.
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