Quinta, 08 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Câmara dos Deputados Câmara

Comissão aprova inclusão do combate ao preconceito contra a pobreza na educação básica

Para virar lei, projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado

08/05/2025 às 12h08
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui a aporofobia como tema transversal dos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Aporofobia é definida como a aversão, a
rejeição, o medo, a hostilidade, o desprezo ou o ódio às pessoas por sua condição de pobreza ou de miséria.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que já prevê, entre os temas transversais dos currículos, conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher.

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), ao Projeto de Lei 355/24 , do deputado Reimont (PT-RJ). O projeto original institui campanha permanente de combate à aporofobia nas escolas públicas e privadas do Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Os temas transversais compreendem assuntos contemporâneos presentes em diversas áreas do conhecimento e que são relevantes para a compreensão do mundo atual”, explica Tabata Amaral. “Implicará a produção e a distribuição de material didático e consequentemente à formação docente para sua condução”, acrescenta.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.