A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início à intensificação da campanha Maio Laranja em São José do Rio Preto, promovendo ações de sensibilização, prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Durante todo o mês, todas as unidades da pasta estarão mobilizadas com atividades informativas com foco na orientação dos usuários dos serviços socioassistenciais e dos trabalhadores.
A campanha é realizada em alusão ao 18 de maio, data instituída pela Lei Federal 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data relembra o brutal assassinato da menina Araceli aos oito anos idade, ocorrido em 1973, e simboliza a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil.
A proposta da campanha é reforçar a importância da denúncia e do papel de cada cidadão na proteção das crianças e adolescentes. O secretário de Assistência Social, professor Frederico Afonso Izidoro, destaca que estar atento aos sinais de violência, como alterações de comportamento ou humor, e manter canais de diálogo e confiança com as crianças, são atitudes essenciais para prevenção e enfrentamento desse tipo de violação.
“A proteção dessas crianças e adolescentes é responsabilidade do poder público e da sociedade. A denúncia é uma das formas mais eficazes de romper o ciclo de violência e garantir o cuidado e acolhimento necessário às vítimas”, destaca o secretário.Entre os canais de denúncia disponíveis estão o Disque 100, além dos Conselhos Tutelares Norte e Sul da cidade.
Uma das principais ações da campanha Maio Laranja neste ano será o Seminário Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 13 de maio, das 8h às 17h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de São José do Rio Preto.
Com uma programação repleta de palestras e debates, o evento tem como objetivo promover o diálogo e o fortalecimento da articulação entre os profissionais das áreas da assistência social, saúde e educação, que atuam na rede de proteção, além dos atores do sistema de garantia de direitos que se dedicam ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A proposta do evento é qualificar o atendimento e fortalecer estratégias de prevenção e enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, além de ampliar o diálogo entre políticas públicas e garantir acolhimento e respostas rápidas a casos de violência sexual.
Canais para denúncia: Disque 100 — Central Nacional de Direitos Humanos
Conselho Tutelar SulRua Maximiano Mendes, 154 – Vila Santa CruzTelefone: (17) 3222-5616 / Plantão: (17) 99608-0514
Conselho Tutelar NorteRua Marechal Deodoro da Fonseca, 1653 – Boa VistaTelefone: (17) 3236-2862 / Plantão: (17) 99608-0407
Mín. 19° Máx. 31°