Estamos no mês da prevenção contra a crueldade animal. É o Abril Laranja, cujo mote é alertar as pessoas sobre a gravidade dos maus-tratos contra animais. No Brasil, crueldade é crime, com pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda quando se tratar de cães e gatos.
A Secretaria do Bem-estar Animal atua no combate e prevenção aos maus-tratos contra animais. Diariamente, as equipes de médicos veterinários atendem denúncias e recolhem pets vítimas de maus-tratos. Este ano, de janeiro até o dia 10 de abril, 70 animais foram resgatados. Eles são encaminhados para tratamento no Hospital Veterinário da Unirp, instituição conveniada com a Prefeitura, e após estarem saudáveis, ficam aptos para adoção.
“O Abril Laranja é muito importante, pois joga luz nesse tema tão urgente. Maltratar animais é crime e o autor pode responder judicialmente. Se você se deparar com situação de crueldade, denuncie em nossos canais, pois vamos averiguar no local a situação”, afirma a secretária do Bem-estar Animal, Tamires Afonso. A denúncia pode ser feita de forma anônima, tanto on-line quanto pessoalmente, no Poupatempo e na Prefeitura Regional Norte.
PARA DENUNCIAR MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS
A Campanha Abril Laranja é de iniciativa da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA) e é realizada por diversos órgãos públicos e iniciativas privadas ao redor do mundo.
No âmbito da prevenção, a Secretaria do Bem-estar Animal em parceria inédita com a Secretaria de Educação vai promover palestras e encontros nas escolas da rede pública municipal para levar informações para os alunos sobre adoção responsável, bem-estar animal e maus-tratos.
Na terça-feira, 29 de abril, a Secretaria do Bem-estar Animal participa do III Ciclo de Palestras da Campanha Abril Laranja promovido pela Unirp, no auditório da unidade 1, no período da tarde. O evento começa na segunda-feira, dia 28 de abril, na parte da tarde, com temas diversos como maus-tratos, Teoria do Elo, legislação, aspectos psicológicos, entre outros.
O evento é aberto à comunidade. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do endereço: https://aplicacoes2.unirp.edu.br/Evento/Eventos.aspx. As vagas são limitadas.
A unidade universitária 1 fica na rua Ivete Gabriel Atique, 45, na Vila Maria.
Mín. 18° Máx. 31°