Conhecida como a capital nacional da vaquejada e com um destacado potencial no setor agropecuário de Sergipe, Lagarto recebeu nesta sexta-feira, 25, a 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’. Com o maior rebanho de bovinos, equinos e galináceos entre os municípios sergipanos, a cidade se transformou na capital do estado por um dia, para onde foram levados mais de 160 serviços e ações do governo, entre eles da Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas vinculadas Coderse, Emdagro e Pronese.
Também rico na produção de mandioca, amendoim, banana e batata doce, produtos que estiveram expostos no estande da Agricultura, o município conta com a assistência técnica da Emdagro, que somente no ano de 2024 atendeu 1.163 produtores rurais, contabilizando 403 agricultores familiares beneficiados com o Programa de Sementes de Milho, 296 trabalhadores rurais beneficiados com o Programa Mão Amiga Citricultura e 24 agricultores assistidos pelo programa Mais Palma. Além disso, no mesmo período foram emitidos 1.077 documentos CAFs (Cadastro de Agricultor Familiar) e três criadores locais beneficiados com o Programa do IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo).
O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, acompanhou os serviços da pasta ao lado do secretário municipal, com o qual relatou parceria para fortalecer o setor agropecuário. “Estou acompanhado do secretário Luciano Júnior, ele que está dando um dinamismo diferente à pasta. A gente já vê o entusiasmo, a procura dos produtores rurais. Estamos nos comprometendo junto com a prefeitura, para darmos as mãos, vermos uma perspectiva diferente para a agricultura e para a pecuária. Aliás, a pecuária de Lagarto é muito forte, é o maior rebanho do estado de Sergipe. Tanto é que o escritório regional da Emdagro,do Centro Sul, é aqui. Através da Seagri, Emdagro e Coderse estamos à disposição do município, sempre interagindo para trazer novas políticas públicas, a fim da gente desenvolver cada dia mais o campo, trazendo mais renda, mais segurança e mais tranquilidade ao produtor rural”, destacou Zeca.
De acordo com o chefe do escritório da Emdagro em Lagarto, José Raimundo Matos, somente este ano, de janeiro até o momento já foram emitidos 300 CAFs para os agricultores locais. “A Emdagro atua o ano inteiro prestando assistência técnica aos agricultores e suas famílias, inclusive já visitamos 12 propriedades, desde o início do ano, onde vacinamos 72 animais contra a Brucelose”, destacou ao observar que o município se destaca na pecuária, principalmente na de corte. “Nossos técnicos também visitaram 30 propriedades, em cinco povoados da região, a fim de recolherem amostras do solo que seguirão para análise, pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS)”, pontuou.
Ações e serviços
Como vem acontecendo em todas as edições do projeto de governo itinerante, quem visitou o estande da Agricultura pôde receber gratuitamente uma muda frutífera para levar para casa. Foi o caso de José Aparecido dos Santos, que já planta laranja, acerola, maracujá e mandioca, entre outras culturas, e ganhou um pezinho de manga. “Em meu sítio eu só tinha uma mangueira. Agora ganhei essa, que é de uma fruta que gosto muito”, disse o agricultor, que desde os 15 anos trabalha na roça, de onde tira o sustento de sua família. “Criei meus filhos trabalhando como agricultor e me orgulho muito disso”, afirmou.
Edília Santana Conceição, do povoado Olhos d’Água, em Lagarto, também esteve presente para receber seu Cadastro de Agricultora Familiar (CAF). “Estou muito feliz em receber meu certificado diretamente das mãos do governador Fábio Mitidieri. Esse documento é muito importante para nós, porque somos reconhecidas como agricultora familiar podendo, a partir dele, fazer várias coisas que nos tragam desenvolvimento, a exemplo de empréstimos bancários, que agora vou pegar para dar entrada na implantação de uma criação de novilhas, para me ajudar com uma renda extra”, contou a produtora.
Hugo Costa Silva é criador de gado no município de Lagarto e foi até o estande receber o certificado de vacinação de seu rebanho contra a Brucelose e aproveitou para fazer também o cadastro, a fim de realizar a Inseminação Artificial Por Tempo Fixo (IATF) em sua propriedade. “Vacinei, porque entendi a importância de andar correto e proteger meus animais. Com o rebanho imunizado, acredito que posso agregar valor ao que produzo e garantir a confiança dos meus clientes”, destacou o criador, que atualmente cria 30 vacas.
Cultivando horta
Também no Sergipe é aqui, em Lagarto, a Emdagro implantou na Escola Evandro Mendes uma horta orgânica, buscando estimular os alunos e professores sobre a importância, não só de uma produção, mas de uma alimentação saudável. A gestora da escola, Solange Dias Santos, destacou a ação. “Este é o pontapé inicial para o processo de ensino e aprendizagem muito eficaz, em que o aluno aprende fazendo, entendendo a necessidade da qualidade, na alimentação que é oferecida. Agradeço ao Governo do Estado e a Emdagro pela oportunidade de levarmos reflexão para a comunidade, um entendimento melhor sobre todo o cultivo e a colheita em si de uma alimentação saudável. É uma sementinha que é plantada ali, que a gente vai lapidando, isso com o nosso aluno, e vai semeando”, disse. Foram doadas 800 mudas de hortaliças de salsa, beringela, alface de três qualidades, cebolinha, repolho e pimentão.
Mín. 19° Máx. 31°