Promovido pela Diretoria Regional de Educação do Médio Sertão Sergipano (DRE 5), uma das dez diretorias de educação vinculadas à Secretaria de Estado da Educação (Seed), o ‘Café que Transforma’ chegou à sua terceira edição na manhã desta quarta-feira, 23, no município de Nossa Senhora das Dores.
O evento, que já se consolida como um espaço de diálogo e articulação entre Estado e municípios, contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, além de gestores escolares e secretários municipais de Educação dos municípios de Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Itabi, Graccho Cardoso e do próprio município anfitrião.
Na pauta principal do encontro foram destacados os fluxos de aprendizagem e as estratégias conjuntas para a melhoria dos indicadores educacionais, com o Pacto de colaboração entre Estado e municípios, por meio do Programa Alfabetiza Pra Valer (PAPV), coordenado pela professora Maria Luiz Omena.
A diretora da DRE 5, Elaine Tomé, destacou o propósito da reunião. “Esses encontros com os secretários municipais têm como objetivo fortalecer o pacto de colaboração com os municípios. E hoje, com a presença especial do nosso secretário de Estado, estamos alinhando estratégias de aprendizagem que visam a elevar nossos indicadores educacionais. A participação dos secretários, gestores escolares e técnicos da DRE 5 mostra nosso compromisso coletivo com a educação”, afirmou.
Atualmente, a DRE 5 abrange dez escolas distribuídas por seis municípios e vem desenvolvendo ações focadas na escuta ativa das escolas e no fortalecimento da aprendizagem. A diretora do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Milton Azevedo, Ibéria Maria de Sá, reforçou a importância do encontro. “É uma oportunidade para o secretário estar mais próximo das escolas, conhecer de perto nossas demandas e oferecer o apoio necessário. Nossa meta é melhorar continuamente o ensino e a aprendizagem. O apoio da Seed é essencial para isso”.
Com cerca de 500 alunos matriculados, a escola dirigida por Ibéria oferece Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando também no turno da noite. Segundo ela, a unidade já apresenta avanços nos índices de avaliação externa, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desempenho Escolar (Idese) e segue empenhada em melhorar os resultados.
Durante sua fala, o secretário Zezinho Sobral destacou três pilares essenciais para a transformação da educação: recursos, competência e motivação. Ele enfatizou a importância da construção de uma gestão voltada à aprendizagem como caminho para elevar os índices de alfabetização das crianças sergipanas. “A educação precisa de investimento, mas também de profissionais competentes e motivados. Esse pensamento coletivo de gestão de aprendizagem é o que vai garantir que nossas crianças aprendam mais e melhor”, afirmou.
Para o secretário municipal de Educação de Nossa Senhora das Dores, Alexandre Barreto, a presença do gestor estadual reforça a cooperação entre os entes federados. “É um gesto que demonstra compromisso com o federalismo cooperativo. O Estado tem acolhido os municípios e entendido nossas demandas. Isso fortalece o trabalho nas escolas e contribui para o cumprimento do que está previsto na Constituição”, declarou.
O ‘Café que Transforma’ segue como uma iniciativa que une diálogo, escuta ativa e construção coletiva de estratégias educacionais no território do médio sertão. A expectativa é de que as próximas edições ampliem ainda mais os espaços de colaboração e tragam avanços concretos para a aprendizagem dos estudantes sergipanos.
Mín. 19° Máx. 31°