Com o intuito de garantir a efetividade das ações de combate e prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti nos ambientes e equipamentos localizados na área da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) foi realizado, na quarta-feira (23), uma palestra de conscientização e orientação destinada a os colaboradores da instituição. Composta por exposição de materiais e entrega de panfletos informativos, a iniciativa foi ministrada por profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio de agentes de combate às endemias (ACE).
A gerente de Educação Ambiental e Meio Ambiente da Limpec, Neide Cavalcanti, explicou que a participação do CCZ é por reconhecer a relevância do movimento de prevenção, sobretudo em época de chuvas. “Essa atividade, nas dependências da Limpec, tem importância estratégica nesta época do ano. Através da disseminação de conhecimento sobre as arboviroses, a exemplo da dengue, zika vírus e chikungunya, e, especialmente, sobre o vetor de transmissão, que é o mosquito Aedes Aegypti, teremos melhores condições de implementar medidas preventivas não só no nosso ambiente de trabalho, mas nos nossos lares e em nossas comunidades”, afirmou.
Integrando a equipe de palestrantes, Shirley Rocha, sanitarista do CCZ, informou, ainda, que a atividade é apenas uma etapa da ação preventiva. “Essa é uma ação contínua, um alerta para cuidados que devem ser permanentes. A iniciativa da Limpec é um exemplo de que essa campanha deve ser conduzida de forma intersetorial, pois não é função apenas do setor de saúde, é responsabilidade de todos”, destacou, acrescentando que um dos desdobramentos dessa intervenção na Limpec é a criação de uma comissão que fará verificações periódicas dos ambientes, acompanhadas do reforço das orientações para reduzir e eliminar criadouros do mosquito, se possível.
Durante o evento, a equipe do CCZ reforçou as formas de contatar o órgão. Uma delas é por meio dos números (71) 3634-5743 ou 3634-5753, através dos quais a população pode esclarecer dúvidas e/ou solicitar intervenções em situações de risco identificadas. Também é possível fazê-lo por intermédio da Ouvidoria SUS municipal, pelo 0800 071 0324.
Fotos: Wesley Sobrinho
Mín. 19° Máx. 30°