A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) participou, nesta quinta-feira, 24, da entrega de 53 toneladas de arroz agroecológico, produzido por famílias quilombolas e da agricultura familiar de Sergipe, por meio do Programa Arroz da Gente, que é coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A aquisição do arroz é realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) repassados à Conab. Ainda durante a programação, aconteceu a posse do novo superintendente regional da Conab em Sergipe, Janderson Maués.
A solenidade foi realizada no auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease). A Seagri foi representada pelo secretário-executivo, Otávio Sobral, que destacou a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para o fortalecimento da produção familiar. “A Secretaria de Estado da Agricultura está de portas abertas para a Conab, como para os produtores, na realização de ações que ajudam no escoamento da produção e doação para as famílias necessitadas”, destacou o secretário.
O Governo de Sergipe tem trabalhado em parceria com o MDS e a Conab, especialmente por meio do programa PAA, e também com a assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) junto aos produtores e cooperativas para venda da produção dos perímetros irrigados por meio da modalidade doação simultânea.
Entrega do arroz
Do total de 53 toneladas de arroz agroecológico entregue, 35 foram produzidas por 47 famílias quilombolas da Comunidade Tradicional de Resina, localizada no município de Brejo Grande. As outras 18 toneladas de arroz foram produzidas por 11 famílias da agricultura familiar, vinculadas à Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe (Apaese), situada no município de Monte Alegre de Sergipe. A entrega contou com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, além de representantes de movimentos sociais, autoridades locais, lideranças da agricultura familiar e parceiros institucionais.
O representante da Comunidade Tradicional dos Pequenos Pescadores Artesanais da Resina, Enéias Rosa dos Santos, disse que a Conab apoia a comercialização de quase 100 toneladas de arroz produzidas pela Comunidade Tradicional de Resina. “O alimento adquirido via PAA é destinado à cozinha solidária, ao atendimento de organizações que atuam no atendimento a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Já o recurso que vai para o produtor é reinvestido na nova safra”, explicou.
Posse
Durante a programação, com a presença do presidente nacional da Conab, foi oficializada a posse do novo superintendente regional da Conab em Sergipe, Janderson Maués. De acordo com o presidente nacional, o novo superintendente já realizou uma série de visitas aos municípios para levantar demandas e está organizando a equipe. “Uma das metas é o pagamento pendente dos projetos de PAA já executados”, disse o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Mín. 19° Máx. 30°