Imagens surgiram nas redes sociais chinesas na semana passada e reacenderam discussões sobre os avanços da China no desenvolvimento de aeronaves de sexta geração.
Imagens de um suposto novo caça chinês, apelidado de J-36, estão movimentando a comunidade de aviação militar. O avião, que apresenta um design futurista com três motores e sem cauda, foi visto voando próximo à pista da Chengdu Aircraft Industry Group, na província chinesa de Sichuan. As imagens, extraídas de um vídeo, surgiram nas redes sociais chinesas na semana passada e reacenderam discussões sobre os avanços da China no desenvolvimento de aeronaves de sexta geração.
China deliberately wanted you to see their 6th Gen J-36 Fighter.
— Defense Politics Asia (@DefensePolitics) April 7, 2025
The number of sighting is no longer normal now. pic.twitter.com/6p6kDuaD4q
Especialistas acreditam que o J-36 incorpora tecnologias de ponta, como recursos de furtividade, engenharia avançada e sistemas modernos. Segundo analistas, o design do caça, com entradas de ar sob as asas e uma dorsal atrás do cockpit, pode oferecer vantagens em termos de empuxo e redundância. Além disso, o espaço na parte inferior da aeronave sugere a presença de compartimentos internos para armamentos, como mísseis de longo alcance.
A chegada do J-36 pode colocar a China em pé de igualdade, ou até mesmo à frente, dos Estados Unidos na corrida por caças de sexta geração. Atualmente, os EUA lideram com os modelos de quinta geração F-22 e F-35, amplamente reconhecidos como os melhores do mundo. No entanto, a China já possui dois caças de quinta geração, o J-20 e o J-35, embora nenhum deles tenha experiência comprovada em combate, diferentemente dos modelos americanos.
Enquanto isso, os Estados Unidos também avançam no desenvolvimento de sua próxima geração de caças. No mês passado, o governo americano anunciou que a Boeing foi contratada para desenvolver o F-47, o futuro caça de sexta geração da Força Aérea dos EUA. Apesar de um protótipo já estar em testes há cinco anos, ainda não há um cronograma definido para sua implantação.
A China, por sua vez, parece estar diversificando seus esforços. Além do J-36, imagens de outro caça de sexta geração, apelidado de J-50, também surgiram recentemente. Embora o governo chinês não tenha reconhecido oficialmente a existência dessas aeronaves, especialistas locais afirmam que os avanços refletem a determinação do país em liderar a próxima geração de equipamentos de aviação militar.
Mín. 18° Máx. 32°