A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), aderiu à campanha nacional de vacinação contra a gripe com o objetivo de imunizar 90% dos chamados grupos prioritários que inclui crianças, idosos, gestantes e demais faixa-etária preconizados pelo Ministério da Saúde.
A imunização tem o objetivo de proteger os grupos mais vulneráveis contra os principais vírus da gripe, reduzindo casos graves, internações e óbitos. A vacinação ajuda a evitar sobrecarga nos hospitais e protege não só quem toma a vacina, mas também quem está ao redor.
Para receber a vacina contra a influenza, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e Cartão do SUS.
As doses estão disponíveis gratuitamente no Centro de Imunização Proteger e nas unidades básicas de saúde dos bairros e distritos do município, que contêm salas de vacina, em horário administrativo.
A secretária de Saúde Adila Morgana ressalta que a campanha é anual e as pessoas precisam buscar o imunizante por causa do aumento de casos. “Nossa cidade está abastecida de vacinas em quase todos os postos de saúde, além do nosso ônibus que leva o serviço da saúde para diversas localidades do município toda semana. Quem for menor de idade, que os pais e responsáveis possam levar esse público para se vacinar também”, orientou.
Vacinação volante
A SESAU montou um esquema volante de vacinação em localidades especificas que deve durar até o final da campanha.
SEDE
Nova Candeias I (Entrada do bairro) terá equipe de plantão todas as segundas-feiras; Dom Avelar (terça); São Francisco (quarta) e Nova Candeias II (quinta), sempre das 08 às 16h.
DISTRITOS
22/04 — Boca da Mata (Escola Ubaldo Carvalho Ferreira)
23/04 — Mangabeira (Escola Analice Batista Xavier e Benito Sarno)
24/04 — Posto Sanca (Escola Milton Matos)
25/04 — Canta Galo (Escola Dr. Gualberto Dantas Fontes)
28/04 — Colônia (Argentina Castelo Branco)
29/04 — Passagem dos Teixeiras (Ivonice Sotero e Alda Adriana Carnauba)
30/04 — Menino Jesus (Escola Conselheiro Luiz Viana)
05/05 — Madeira (Escola Padre José de Anchieta)
06/05 — Caboto (Escola Thyeres Novaes)
07/05 — Caroba (Escola 14 de Agosto)
08/05 — Vila Esperança (Antigo Pasto de Fora)
09/05 — Mamão (Escola Dom Pedro)
12/05 — Querente/Passé (Escola Monteiro Lobato)
13/05 — Roça Grande /Passé (Escola Albertina Dias)
14/05 — Rio do Cunha e Mucunga /Passé (Escolas Castro Alves e Antonio Cristino)
15/05 — Massuim (Escola Silvio Marback)
16/05 — Pindoba e Ouro Negro (Escolas Junqueira Freire e Tercia Borges)
PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA
O público alvo da campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos; gestantes e puérperas; população quilombola; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; trabalhadores dos correios.
Gestantes e puérperas devem apresentar condições de saúde. Trabalhadores da saúde, do transporte rodoviário, das forças de segurança e salvamento, professores e trabalhadores dos correios devem apresentar comprovação de vínculo em suas respectivas áreas de atuação.
Mín. 21° Máx. 31°